Araguaína continua reforçando sua importância no ciclismo tocantinense e, no último domingo, 10 de dezembro, a cidade sediou o Campeonato Municipal de Mountain Bike XCM – Etapa Única com a participação de mais de 60 atletas de Araguaína, Colinas, Palmas, Novo Repartimento (PA) e Xinguara (PA).
Com apoio da Prefeitura de Araguaína e realização da UCAA (União Ciclística Amigos de Araguaína), a prova teve três percursos, de 30 km, 40km e 60 km cada, nas estradas rurais do Povoado Barra da Grota e comunidades vizinhas, disputados em cinco categorias: Masculino Livre, Masculino Master 45+, Feminino Livre, Feminino Master 40+ e Juvenil até 15 anos. Os participantes disputaram prêmios em dinheiro para os cinco primeiros classificados em cada categoria, com valores de R$ 50,00 e R$ 500,00.
O empresário araguainense, Walter Marquezan, mais conhecido como Primo, aderiu ao esporte há sete anos e de lá para cá coleciona participações e conquistas. Ele foi o vencedor da categoria Masculino Master 45+ e deve a vitória ao trabalho conjunto e a união entre os ciclistas.
“A boa preparação para essa prova minimizou muito as dificuldades. O cuidado maior foi para não se envolver em acidentes e muita gente participou dessa vitória. Não se ganha nada sozinho, às vezes é um amigo que te empresta um pneu para treinar, o mecânico, amigos em geral do ciclismo e, com certeza, sem Deus e minha família nada disso seria possível”, agradeceu Walter.
Apoios que fazem a diferença
O presidente da UCAA, Edilson Ribeiro, ressalta a importância do apoio que o ciclismo precisa receber em Araguaína para valorizar mais os atletas locais, revelar talentos e posicionar a cidade como referência no esporte.
“Em todas as categorias, temos ciclistas de muita qualidade em Araguaína e, com bastante frequência, os atletas voltam de disputas regionais e interestaduais com ótimas colocações. E para podermos fortalecer esse movimento, precisamos do suporte fundamental do poder público e do empresariado local. Aos poucos, estamos conseguindo esse apoio, mas trabalhamos muito para que isso seja frequente”.
Um esporte, um estilo de vida
Mais do que vitórias, o ciclista Primo define o esporte como um estilo de vida que proporciona ganhos em todas as áreas.
“Eu resumo toda minha história no ciclismo. Em uma palavra, persistência. É a vontade de disputar provas e campeonatos com os melhores atletas. Mas aprendi ao longo do tempo que a disciplina é tão importante Quanto à persistência, por conta disso, o ciclismo hoje está diretamente relacionado a minha vida”, conta o atleta araguainense.
Confira os pódios
Master Feminino
1. Leide – Palmas
2. Veronilde – Novo Repartimento
3. Alaercia – Araguaína
4. Nazaré – Araguaína
5. Ilka Araguaína
Master Masculino
1. Walter – Araguaína
2. Pezão – Araguaína
3. Pedro – Araguaína
4. Adarcylei – Araguaína
5. Carlos – Araguaína
Open Masculino
1. Maicon Dolglas – Palmas
2. Vitor – Xinguara
3. Pablo – Xinguara
4. Jeff – Xinguara
5. Valter – Xinguara
Open Feminino
1. Weslla – Araguaína
2. Verônica – Araguaína
3. Amandinha – Araguaína
4. Fabiana – Colinas
5. Aninha – Araguaína
Juvenil
1. Paulo – Colinas
2. João Vitor – Araguaína
3. Gabriel – Araguaína
4. Arthur Miranda – Araguaína
5. Heitor – Araguaína
(Da assessoria de imprensa)