A Casa A+ fundada em Palmas com foco na promoção da saúde e da cidadania de pessoas LGBTQIA+ e de pessoas vivendo com HIV/AIDS, recebe, entre os dias 8 e 10 de julho de 2025, a visita oficial da bispa Jennifer Lynn Baskerville-Burrows, líder da Diocese Episcopal de Indianápolis (EUA). A instituição palmense atua oferecendo acolhimento humanizado, assistência psicossocial, apoio jurídico, oficinas formativas e campanhas de prevenção. A visita da bispa Jennifer Lynn Baskerville-Burrows, da Diocese Episcopal de Indianápolis — uma das financiadoras da futura sede da instituição —, reafirma o reconhecimento internacional da Casa A+ como referência em cuidado integral e justiça social.
Esta é a primeira vez que uma bispa episcopal norte-americana realiza visita oficial ao município, em um momento considerado simbólico para a Comunhão Anglicana no Brasil e para o fortalecimento de parcerias internacionais em torno da justiça social e da preservação ambiental.
Jennifer Baskerville-Burrows entrou para a história em 2017 ao se tornar a primeira mulher afro-americana eleita bispa diocesana da Igreja Episcopal nos Estados Unidos. Ao longo de sua trajetória, passou por dioceses como Chicago, Newark, Califórnia e Central New York antes de assumir a liderança em Indianápolis.
A visita reforça os laços entre a Diocese de Indianápolis e a Casa A+, organização brasileira voltada à promoção da saúde e da dignidade de populações em situação de vulnerabilidade, especialmente LGBTQIA+ e pessoas vivendo com HIV/AIDS. A construção da sede da Casa A+, em Palmas, contou com apoio financeiro da diocese norte-americana. Um dos momentos marcantes da programação será o plantio simbólico de árvores na Primeira Floresta da Comunhão Anglicana do Cerrado Brasileiro, área que abrigará a futura sede da entidade.
O Bispo Maurício Andrade, da Diocese Anglicana de Brasília e responsável pela Província da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil no Centro-Oeste e Norte, acompanha a comitiva. O Coletivo SOMOS, primeiro mandato coletivo da região norte, também integra as atividades. Para o covereador Alexandre Peara, a presença da bispa “representa o fortalecimento de um compromisso coletivo com os direitos humanos, a inclusão e a proteção ambiental. A espiritualidade que se traduz em ação concreta é um exemplo que nos inspira a seguir trabalhando por uma cidade mais justa” afirma.
O reverendo Magela, reitor da Paróquia Anglicana Cristo Redentor e coordenador da Casa A+, destacou que a visita “celebra a cooperação entre as igrejas na missão comum de cuidar da vida” e simboliza o compromisso com uma espiritualidade que une o cuidado integral com a pessoa e com o meio ambiente.
A programação contempla ainda encontros com movimentos sociais e momentos de reflexão sobre a espiritualidade engajada na promoção da justiça social e da dignidade humana.