Nesta terça-feira, 11/02, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Tocantins recebeu a visita do Comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exército, Tenente-Coronel Roberto Nunes Ribeiro Filho, para reforçar a parceria no âmbito do projeto Soldado Cidadão. A recepção contou com uma apresentação institucional conduzida pela diretora regional do SENAI Tocantins, Márcia Rodrigues de Paula, e foi seguida por uma visita guiada às instalações do Centro de Formação Profissional (CFP) de Taquaralto, acompanhada pela gerente da unidade, Patrícia Vaz.
O projeto Soldado Cidadão integra o Programa de Assistência e Cooperação do Ministério da Defesa, oferecendo qualificação profissional a militares temporários em situação de vulnerabilidade social, preparando-os para o mercado de trabalho após o término do serviço militar. Nos anos de 2023 e 2024, o SENAI CFP Taquaralto formou 1.124 militares em diversas áreas, como manutenção industrial, telecomunicações, energias renováveis e química.
Durante sua apresentação, Márcia Rodrigues de Paula destacou o papel do SENAI na educação profissional e sua estrutura voltada para atender às demandas do setor industrial. “Hoje, o SENAI tem uma metodologia própria de educação profissional, o que nos trouxe reconhecimento. Somos uma das maiores instituições de educação profissional da América Latina e um dos cinco maiores complexos do mundo em educação profissional privada. Nossa metodologia é baseada em um observatório que analisa mudanças na legislação, tendências tecnológicas e diretrizes educacionais, alinhando essas informações ao nosso itinerário formativo. Isso gera estudos prospectivos e o mapa da indústria, essenciais para garantir que a formação profissional esteja sempre alinhada às necessidades do mercado.”
Ela também ressaltou a abrangência da atuação do SENAI no Tocantins: “No ano passado, conseguimos atender 109 dos 139 municípios do estado, seja por meio de nossas unidades fixas ou por atividades remotas. Oferecemos formação em áreas estratégicas como produção alimentícia, construção de obras, eletroeletrônica e automação, metalmecânica, gestão e segurança, desenvolvimento de sistemas, telecomunicações, infraestrutura da informação, energias renováveis e química. A química, inclusive, foi uma grande surpresa, pois começamos atendendo a indústria de alimentos e depois fomos demandados por setores como indústria de tintas, distribuidoras de combustíveis e até pela segurança pública, na área de química forense.”
Sobre as modalidades de ensino, Márcia explicou: “Atuamos com a aprendizagem industrial, voltada para jovens de 14 a 24 anos, além da formação técnica para a indústria, garantindo certificação reconhecida. Também oferecemos aperfeiçoamento profissional para trabalhadores do setor industrial, qualificação profissional, iniciação profissional para jovens que estão começando suas trajetórias e treinamentos em normas técnicas e segurança, fundamentais para garantir produtividade e preservação da vida no ambiente de trabalho. Além disso, temos consultorias em processos produtivos e eficiência energética, ajudando a indústria a reduzir custos e aumentar a competitividade.”
O Comandante Tenente-Coronel Roberto Nunes Ribeiro Filho reforçou a importância da parceria entre o Exército e o SENAI, destacando que o projeto Soldado Cidadão vai além da qualificação técnica, sendo um meio de fortalecer a cidadania e o desenvolvimento profissional dos militares. “Essa parceria é fundamental para nós. A disciplina e todas as características da formação militar se alinham aos valores do SENAI. Hoje, vivemos um cenário de constantes mudanças e inovações, e dentro do Exército também buscamos essa evolução. Recentemente, nosso batalhão passou por uma transformação, deixando de ser uma tropa de artilharia para se tornar uma tropa mecanizada sobre rodas, um modelo que acompanha os conflitos mais modernos pelo mundo. Essa modernização exige qualificação contínua, e o SENAI desempenha um papel essencial nesse processo.”
O comandante fez questão de levar à visita uma equipe ampliada, incluindo militares responsáveis pela parceria e pela comunicação do batalhão, reforçando a importância do intercâmbio entre as instituições. “Eu já rodei pelo Brasil e conheço várias parcerias com o Sistema S, mas o que o SENAI Tocantins nos mostrou hoje é algo diferenciado, uma estrutura de excelência. Além disso, nós também recebemos reconhecimento no Exército pela nossa atuação na capacitação dos militares. No ano passado, fomos premiados como a instituição militar que mais se destacou nessa área. Isso demonstra o compromisso mútuo de ambas as instituições com a qualificação e o futuro desses jovens.”