O Consórcio Público para o Desenvolvimento Regional do Tocantins Regiões Sul e Centro-Oeste (CODER-TO) deverá promover duas mil cirurgias oftamológicas para pacientes dos 18 municípios que integram o Consório. Na última quinta-feira, 15, gestores dos municípios decidiram sobre a escala dos atendimentos iniciais a serem realizadas antes das cirurgias.
O CODER/TO realizará cirurgias de catarata e pterígio, em quatro polos: Duére, Palmeirópolis, Paranã e Peixe. Cirurgias de alta complexidade poderão ser realizadas em Palmas. O projeto visa promover o resgate da qualidade de vida de pessoas acometidades por essas enfermidades, buscando a saúde ocular e o bem-estar das pessoas.
Política pública na ponta
O presidente em exercício do Consórcio, prefeito de Talismã, Diogo Borges, destaca a importância da ação. “É procedimento médico especializado chegando a quem mais precisa, pois há demanda, e chegaremos para sanar o problema de muitas pessoas da região Sul que precisam de tratamento contra a catarata e pterígio”, disse.
Atendimentos iniciais
Os gestores do consórcio decidiram em reunião a elaboração de cronograma para a realização de triagens, divididas em duas frentes de atuação, que vão de 24 de agosto até 01 de setembro. Após as triagens, o Consórcio dará início às cirurgias.
Recursos
Os recursos para a realização do projeto são oriundos do senador Eduardo Gomes, que destinou R$ 3 milhões ao Consórcio CODER/TO, via emenda parlamentar.
Os primeiros atendimentos serão realizados em Santa Rita do Tocantins e Sucupira. (Da assessoria de imprensa)