O Deputado Federal Antonio Andrade (Republicanos) participou nesta terça-feira, 26 de setembro, da abertura oficial das comemorações de 35 anos do estado do Tocantins.
O ato de inauguração da exposição 35 anos do Tocantins foi o ápice do evento. A amostra ficará no Salão Negro do Congresso Nacional até o dia 2 de outubro, data que acontece a Sessão Solene de comemoração do aniversário do Estado.
“Para nós é uma alegria grande saber que tudo começou na nossa cidade de Porto Nacional. E hoje temos um estado consolidado e tão bem administrador pelo governador Wanderlei Barbosa. Destaco também o governador Siqueira Campos, que iniciou toda a criação do nosso estado. Vamos procurar fazer o melhor com a nossa bancada federal para levar desenvolvimento para o estado. Viva o Tocantins”, destacou.
O governador Wanderlei Barbosa destacou que o Estado mais jovem do Brasil, já se tornou um estado maduro. “Hoje, nessa mesma casa, mostramos que o propósito dessa luta foi alcançado, pois o Estado cresceu, se desenvolveu e tornou-se indispensável para o país.”
Exposição dos 35 anos
A exposição está sendo realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília (Serb) e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), sob a coordenação da Casa Civil, que está conduzindo a programação geral de comemoração dos 35 anos do Tocantins.
A exposição traz painéis com imagens históricas garimpadas em acervos pessoais e pouco divulgadas de momentos que ilustram períodos importantes da criação do Tocantins. A história também está presente no painel que reproduz o mosaico lapidado na recepção do Palácio Araguaia, que conta todos os grandes acontecimentos do movimento separatista. O momento atual é representado em imagens sobre cultura, turismo, indústria, comércio, agronegócio, mineração e meio ambiente.
Um dos grandes destaques é o espaço interativo, onde painéis de LED no piso simulam um dos maiores atrativos turísticos do Tocantins, o fervedouro. Toda a exposição foi pensada para que visitantes, de forma objetiva, possam conhecer o mais jovem estado do país, compreendendo sua história, sua beleza, sua cultura e como hoje está consolidado como uma região altamente relevante para o contexto socioeconômico do país. (Da assessoria de imprensa)