A aprendizagem de uma segunda língua desde a infância tem se consolidado como uma prioridade para a maioria dos pais brasileiros. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), apenas em 2023, houve um aumento de 64% na procura por modelos de ensino bilíngue no país. O movimento reflete uma tendência clara: preparar as novas gerações para um mundo globalizado, competitivo e multicultural.
No ensino bilíngue, os conteúdos curriculares são ministrados em duas línguas, geralmente português e inglês, o que acelera a aprendizagem do segundo idioma e potencializa o desenvolvimento cognitivo e psiconeural das crianças. Pesquisas acadêmicas apontam que o bilinguismo pode melhorar habilidades como foco, memória de trabalho e capacidade de alternar entre tarefas, além de ampliar a compreensão cultural, competências essenciais na sociedade moderna.
Na capital Palmas, o Centro Educacional São Francisco de Assis (Cesfa) é um exemplo desse modelo bem-sucedido. A escola adota o Currículo BE – Bilingual Education desde o Maternal até o 9º Ano do Ensino Fundamental. Os resultados são visíveis dentro e fora da sala de aula, como explica a professora Kamilla Rodrigues. “Os alunos aprendem um novo padrão de pensamento, um novo vocabulário e passam a reconhecer diferentes realidades. Isso os torna mais criativos, críticos e flexíveis na hora de se expressar, o que impacta diretamente na qualidade da comunicação deles, seja em português ou em inglês”, afirmou.
Além do progresso acadêmico, a diretora da instituição, Claudia Cristiane de Andrade, destaca o engajamento das famílias como parte essencial do sucesso do currículo bilíngue desenvolvido pela escola.
“Os pais apoiam e valorizam cada vez mais nosso currículo bilíngue. Esse apoio fortalece a parceria entre escola e família e motiva os alunos a se dedicarem ainda mais. Observamos, inclusive, um aumento na procura por matrículas, o que reforça a relevância dessa abordagem educacional”, ressaltou.