Estão abertas as inscrições para professores-alfabetizadores da rede pública de ensino do Tocantins que queiram participar do processo seletivo para se tornarem autores do novo material didático para 1° e 2° anos de Língua Portuguesa, que será elaborado exclusivamente para o programa Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada. A iniciativa estadual visa garantir a alfabetização de crianças até os sete anos, apoiada pela Parceria Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC).
A ação é realizada pela Nova Escola, em parceria com a Associação Bem Comum (ABC) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conjuntamente responsáveis pela seleção, formação e acompanhamento ao longo do processo de construção do material.
A Nova Escola fará a seleção e contratação dos 13 professores que serão responsáveis pela produção do material, de junho a agosto de 2024. A remuneração se dará de acordo com o volume de entregas combinadas, a partir de um regime de contratação por cessão de direitos autorais.
Para participar do processo é necessário que os candidatos estejam em sala de aula e tenham, pelo menos, cinco anos de experiência em alfabetização para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em escolas públicas; é importante que os professores tenham participado, nos últimos três anos, de formações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ou sobre o Currículo do Tocantins, além de disponibilidade para participar durante todo o período de duração do edital.
Os professores-autores irão desenvolver um material didático que contribua com a rotina pedagógica de outros professores das redes públicas municipais e estadual, no processo de alfabetização, e que assegure a qualidade do ensino e aprendizado de todos os docentes. Com isso, a seleção se compromete em compor um time diverso.
A diretora de Educação da Nova Escola, a pedagoga Ana Lígia Scachetti, ressaltou que o material didático apresentará a pluralidade de características do estado. “Queremos que as escolas municipais do Tocantins recebam um material com informações regionalizadas, ou seja, que todo o conteúdo dialogue com a cultura, a linguagem e as referências locais, para que as crianças se identifiquem com o material e se sintam protagonistas da aprendizagem”, explica.
Inscrições
As inscrições terão duas etapas, a primeira delas por meio de um formulário de inscrição via Google Forms, que precisará ser respondido até 7 de abril de 2024; e a segunda, passará por uma entrevista com a equipe da Associação Nova Escola.
O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado até o dia 10 de maio de 2024, pelo site da Associação Nova Escola e da Seduc .
Sobre a Nova Escola
A Nova Escola é uma organização de impacto social, sem fins lucrativos, que tem como missão fortalecer educadores para transformar a Educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo de seu potencial. (Da assessoria de imprensa)