De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2023, a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) em Araguaína registrou o maior número de participações da população na região norte do Brasil, proporcional ao número de habitantes. Foram 2.052 contatos dos usuários para buscar informações, fazer elogios, críticas e dar sugestões para a melhoria do sistema.
Quando o assunto é a avaliação dos serviços públicos municipais em saúde, entre 2011, ano de implantação do serviço na cidade, e 2020, a Ouvidoria registrou 159 elogios. Já nos últimos três anos, o número saltou para 1.027, sendo 131 em 2021; 361 em 2022; e 535 2023. No ano passado, inclusive, a quantidade de elogios foi a maior registrada nos últimos 12 anos.
“Valorizar a escuta da comunidade e buscar atender suas necessidades serão sempre a nossa missão. Em três anos de gestão, contribuímos para o acréscimo de 46,71% da participação social no SUS. Queremos avançar cada vez mais e a participação das pessoas na Ouvidoria certamente contribui muito para continuarmos trilhando este caminho “, afirma a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.
“Esse crescimento no número de elogios evidencia a satisfação e o reconhecimento da população em relação aos serviços de saúde oferecidos pelo município. Além disso, o canal se destaca pelo tempo reduzido de resposta às demandas dos cidadãos, demonstrando compromisso com a agilidade e eficiência no atendimento aos usuários do sistema de saúde”, comenta o coordenador da Ouvidoria SUS de Araguaína, Nailton de Andrade.
Canal ativo à disposição da comunidade
A Ouvidoria é um canal de escuta e de acolhimento humanizado que incentiva a participação das pessoas na gestão do SUS. É também uma ferramenta estratégica que prepara e encaminha à gestão relatórios das questões trazidas pela comunidade, resultando em interações que contribuem e promovem melhorias nos serviços prestados.
“Em 2023, nossa Ouvidoria contou com o menor tempo de resposta do Tocantins, obtendo da comunidade a nota 9.4 na pesquisa de satisfação e recomendação do serviço”, informa o coordenador do serviço.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, no período de 2011 a 2023, a Ouvidoria do SUS de Araguaína recebeu um total de 17.099 demandas, abrangendo informações, solicitações, reclamações, elogios, denúncias e sugestões. O canal acolhe as demandas da população, acompanhando junto às áreas competentes para garantir respostas aos usuários com esclarecimentos e providências, conforme determina a Lei 13.460/2017.
Os cidadãos de Araguaína podem continuar avaliando os serviços de saúde por meio da Ouvidoria no telefone 156. Além do atendimento telefônico, os usuários podem procurar o serviço pessoalmente na sede da Secretaria da Saúde de Araguaína, situada na Rua 7 de Setembro, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, ou via e-mail no endereço ouvidoria.semus@araguaina.to.gov.br. (Da assessoria de imprensa)