As delícias e os desafios da maternidade estiveram na pauta da 25ª Roda Literária, realizada na sexta-feira, 29, no Núcleo de Leitura e Artes no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. No evento, guiadas pelos poemas da “Antologia: ensaios da maternidade”, as escritoras Denyzia Brito, Francijanes Alves e Mayana Amaral falaram de suas vivências enquanto filhas e mães. A mediação foi realizada pela escritora Gislene Camargos.
A “Antologia: ensaios da maternidade”, é um convite para quem deseja saber mais sobre a maternidade sem dogmatismo e mergulhar no amor de mãe. No bate-papo as escritoras relataram, além de suas experiências enquanto mães, como o papel de filhas influenciou na trajetória da maternidade.
O momento contou também com declamação de poesias e espaço para autógrafos e dedicatórias.
Autoras
Denyzia Brito Janczuk: Enfermeira, mudou-se para Palmas em 2015, desde então, iniciou seus estudos em prol do autoconhecimento, despertando novos talentos e abusando da imaginação. Amante dos livros, gosta de artesanato, estuda violino e escreve com o coração. Seu primeiro livro “Poemas de uma Deusa Real” rendeu a participação nas antologias: “20 Marias e um grito”, “Ensaios da Maternidade” (Editora Ser Poeta) e “Anuário Tocantinense 2022” (Editora Veloso). Denyzia Também é membro correspondente da Academia Antônio Bezerra de Letras e Artes, patrono: Cora Coralina, cadeira n°73.
Mayana Amaral Monteiro: 34 anos, é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Tocantins. Em 2020, durante a pandemia, Mayana desencadeou uma depressão e graças a sua amiga Denyzia Brito conheceu a Editora Ser Poeta, sendo assim convidada a participar do projeto Ensaio sobre a Maternidade, no qual se identificou e se inspirou. Os seus poemas externam a sua precoce experiência como mãe, suas alegrias e suas dores.
Francijanes Alves: Mestra em educação, pedagoga e bióloga. Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Palmas e atual coordenadora Pedagógica na Escola de Tempo Integral (ETI) Vinícius de Moraes, Francijanes tem experiência na área de Educação desde 2006 como professora da educação básica e ensino superior em instituições públicas e privadas. É gestora e coordenadora da Faculdade Campos Elíseos desde 2015.
Fabiana Barbosa: é natural de Cuiabá e moradora de Taquaruçu há 27 anos. Jornalista por formação, comunicadora por vocação. Seus primeiros oito anos de formada foi na assessoria de comunicação do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo do Estado do Tocantins (CREA/TO). “Com o crescimento das plataformas de redes sociais, vi uma oportunidade de expandir meu campo de atuação e fiz alguns cursos, o que há 05 anos vem me possibilitando atuar como Gestora de Marketing digital em diversas áreas, entre elas no campo da Cultura.”
Mediação
Gislene Camargos – Doutora e Mestra em Ensino de Língua e Literatura pela UFT – Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão Escolar e Proeja pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Letras pela niversidade Estadual de Goiás (UEG). Autora de diversos livros de poemas, já atuou como professora na educação básica, superior e formação continuada de professores. (Da assessoria de imprensa)