A equipe Ararauna da Escola SESI de Gurupi e os estudantes das equipes Tucuna e Tucuna FLL da Escola SESI de Referência de Araguaína brilharam no 6º Festival SESI de Robótica, realizado entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Os alunos retornaram para o Tocantins trazendo consigo dois troféus, demonstrando talento, dedicação e um excelente desempenho nas competições.
Estreantes na FTC
Estreantes na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), a equipe Ararauna da Escola SESI de Gurupi conquistou o 2° lugar na categoria Prêmio dos Juízes. O prêmio reconhece equipes que se destacam no projeto FTC de forma geral, desde a performance na arena até a disseminação da cultura robótica.
Na modalidade FTC as equipes trabalham construindo robôs a partir de kits padronizados de modo inovador e divertido e competem na arena em aliança com equipes de outros estados.
O estudante Pedro Moura, líder da equipe de robótica Ararauna, disse que a experiência de interação com equipes de outros lugares do país foi algo que marcou a participação deles, além do troféu conseguido na primeira participação. “O conhecimento que é trocado entre as equipes, a ajuda que eles fornecem, é algo simplesmente surreal. Nós conseguimos conquistar um troféu na nossa primeira temporada, pois tivemos uma preparação de bastante esforço e contornamos vários desafios que surgiram durante a temporada. Isso é resultado do investimento e preparação que a escola forneceu, nós conseguimos chegar bem mais preparados para o campeonato, conseguimos ter um ótimo rendimento”, disse o estudante.
Prêmio na Modalidade First Lego League (FLL)
Já os estudantes da Escola SESI de Referência de Araguaína, representando a equipe de robótica Tucuna FLL, participaram pela segunda vez do Festival e conquistaram o 3° lugar na categoria Core Values dentro da modalidade First Lego League (FLL). Essa categoria premia equipes que demonstram valores fundamentais como competição amigável, compartilhamento de conhecimento e trabalho em equipe.
“Estamos muito felizes com a nossa participação nesse festival, não só pela própria competição, mas pelo o que ela nos proporciona: trabalho em equipe, o respeito e a amizade que sempre prevaleceram entre nós, e então o sonhado prêmio chegou! De quase 100 equipes ficamos em 3° lugar no Core Valeus. Estamos muito orgulhosos com o nosso resultado e com a experiência que o SESI nos proporcionou, ” avaliou a aluna-competidora da FLL, Lyss Esther.
Renovação na modalidade F1 in Schools
A equipe Tucuna, que compete na modalidade F1 in Schools pela quinta vez, mas com uma equipe contendo somente um veterano, também se destacou na competição. O tempo do carro nas primeiras corridas fez com que a equipe passasse direto para a etapa mata-mata. Apesar de não alcançarem a vitória nesta etapa, competiram com um protótipo de carro de corrida em miniatura contra 49 equipes de todo o Brasil, demonstrando sua competência e habilidade.
“Foi incrível ter a oportunidade de participar de tantas atividades que me permitiram aprimorar minhas habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe. Ao lado de pessoas incríveis, que são verdadeiras fontes de inspiração para mim, cada obstáculo se transformou em uma oportunidade de aprendizado e superação. Sou imensamente grata ao SESI por nos proporcionar uma experiência tão enriquecedora”, afirmou Isabel Aschidamini Corado Andrade, estudante da Escola SESI Referência de Araguaína e competidora na modalidade F1.
Investimento em robótica
O sucesso das equipes tocantinenses no Festival reforça o compromisso do SESI Tocantins em investir e incentivar a Robótica nas escolas. Fernando Wirthmann Ferreira, superintendente do SESI Tocantins, destacou a importância dessa participação e ressaltou a intenção de ampliar as equipes de Robótica nas escolas, visando torná-las cada vez mais competitivas em todas as categorias.
“O sucesso das equipes tocantinenses no Festival de Robótica reforça o nosso compromisso com o investimento e incentivo à Robótica nas escolas do SESI Tocantins. Estamos comprometidos em proporcionar aos nossos estudantes oportunidades significativas para desenvolver habilidades e competências essenciais para indústria 4.0. Entendemos que a robótica vai além da construção de robôs, ela é uma ferramenta pedagógica poderosa que promove o desenvolvimento do raciocínio lógico, trabalho em equipe, criatividade, proatividade, e uma série de outras habilidades fundamentais para o sucesso e futuro de nossos alunos. Ao participar de competições como esta, os estudantes não apenas aplicam conceitos teóricos em um contexto prático, mas também aprendem a colaborar, resolver problemas complexos e persistir diante de desafios. Nosso objetivo é expandir ainda mais as equipes de Robótica em nossas escolas, garantindo que mais alunos tenham acesso a experiências enriquecedoras, como essa,” afirmou Fernando. (Da assessoria de imprensa)