A Festa da Colheita do Quilombo Mumbuca, realizada neste final de semana, 13 a 15 de setembro, celebrou a tradição da extração do Capim Dourado no Jalapão, reunindo comunidade, autoridades e turistas. Promovido pela Associação dos Artesãos, em parceria com Sebrae Tocantins e Energisa, o evento destaca a valorização cultural e o desenvolvimento econômico do Jalapão.
Além de oferecer uma infraestrutura completa com praça de alimentação, stands e cavalgadas, a festa proporciona à comunidade local uma oportunidade de exibir e comercializar seus produtos, ampliando as possibilidades de renda. Durante o evento, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou a entrega das autorizações para o manejo do Capim Dourado.
O diretor do Sebrae, Rogério Ramos, pontua que boa parte da comunidade que trabalha com o Capim Dourado é composta por mulheres. Nesta direção, o Sebrae, por meio de suas ações, destaca o papel fundamental que elas desempenham na economia local e na preservação cultural do artesanato produzido no Jalapão. “Elas, com o apoio do Sebrae, transformam tradição em sustento para suas famílias, mantendo vivas as raízes de seu povo e gerando renda e desenvolvimento para esse lugar, que é um dos mais belo do País”, completa.
Admary Monteiro, analista do Sebrae, informa que além do Capim Dourado, a ação pode incentivar outras atividades econômicas locais, como a agroindústria, turismo ecológico, e produção de alimentos típicos da região. “É um momento para educar e inspirar todos a valorizarem a biodiversidade deste lugar, garantindo que as futuras gerações possam continuar a desfrutar e proteger a beleza e a riqueza natural do Jalapão”, conscientiza. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)