Começaram nesta segunda-feira, 26/05, as capacitações do Programa de Desenvolvimento do Setor Gráfico e de Comunicação Visual, projeto subsidiado pelo Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI) e Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO). Empresários e profissionais do setor participaram do primeiro módulo de capacitação no Centro de Tecnologia e Educação do SENAI em Palmas mobilizados com o apoio do Sindicato da Indústria de Impressão Gráfica e Comunicação Visual do Estado do Tocantins (SIGCOM/TO).
O programa conta com especialistas da área para aprimorar a gestão, a qualificação técnica e a competitividade das gráficas e empresas de comunicação visual em um evento de imersão onde foram repassadas as mais novas técnicas e tecnologias do cenário nacional. Este foi apenas o primeiro de quatro encontros que acontecerão até setembro.
Essa capacitação sobre custos e orçamentos foi ministrada pelo professor José Pires de Araújo, referência na área com anos de experiência como diretor de editoras e gráficas, além de ser superintendente da Associação Nacional das Indústrias Gráficas e de Comunicação (ANDIGRAF).
“Quem participa dessa formação sai na frente. Entender os processos e entender a empresa como um todo é fundamental para a formação. Aqui a gente vai entender exatamente isso, como é que eu formo esse custo e os impactos que eu posso evitar de ter na hora que eu for passar o preço. E como eu disse para eles, custo é uma formação técnica e de informação técnica da empresa e preço é político. Eu vou discutir de acordo com o mercado que me permite”, reiterou José Pires de Araújo.
Para o empresário Marcus Henrique Sousa Oliveira da Versátil Comunicação Visual, o orçamento de custos é uma lição básica para uma empresa. “Para quem está começando, é uma oportunidade de aprender. Para quem já usa essa metodologia, é importante relembrar alguns pontos que ficou faltando, que às vezes perdeu no meio do caminho. Mas eu acho que é importante tanto para o iniciante quanto para quem já faz, já está trabalhando, atuando, esse ponto de orçamento é muito importante”, reforçou.
Segundo o Perfil da Indústria do Tocantins, somados os setores gráfico e de comunicação visual estão entre as 5 maiores participações industriais do estado, sendo responsáveis por 5,9% da atividade e 4,7% dos empregos gerados.
PROCOMPI
O PROCOMPI subsidia projetos de capacitação técnica e de gestão, como esse do Setor Gráfico e de Comunicação Visual, no qual 75% dos custos foram cobertos com a parceria da FIETO. O programa é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae com objetivo de fortalecer micro e pequenas indústrias. Em 2025, quatro iniciativas estão em curso no Tocantins, contemplando os setores automotivo, cerâmico, gráfico e de comunicação visual, além do programa Ela Faz Indústria voltado ao empreendedorismo feminino.