O Governo do Tocantins participanesta segunda-feira, 29, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente eRecursos Hídricos (Semarh), da XXI Reunião Brasileira de Manejo e Conservaçãodo Solo e Água (RBMCSA), realizada na Universidade Federal de Viçosa, em MinasGerais. Esse encontro traz as mais avançadas tecnologias aplicadas na área demanejo e conservação do solo e água.
A RBMCSA acontece junto com o VIIISimpósio Mineiro de Ciência do Solo (SMCS), ambos promovidos pela SociedadeBrasileira de Ciência do Solo e organizados pela Universidade Federal de Viçosa(UFV), Universidade Federal de Lavras (UFLA), UniversidadeFederal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Embrapa Solos.
Na ocasião também serão discutidos osprincipais problemas, além da divulgação de novas tecnologias e resultados depesquisas relacionadas ao uso, manejo e conservação do solo e da água em áreasde agricultura de montanha.
O secretário Marcello Lelis afirmouque, “a troca de experiências e o conhecimento de novas tecnologias sãoessenciais para agregar técnicas que podem contribuir com o avanço dosresultados das novas etapas dos projetos e ações da gestão estadual dosrecursos hídricos do Tocantins”.
Segundo, o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos doTocantins, Aldo Azevedo, “os temas que são focos deste evento tem relaçãodireta com as ações da nossa Diretoria, especialmente nos projetos Barraginhas eo Plantando Água, que são projetos estruturantes, em desenvolvimento e tem emsua essência técnicas de conservação de solo e água. Estão sendo apresentadasas mais avançadas tecnologias aplicadas nessa área, nas diversas palestras eworkshops ministrados pelas maiores autoridades desses temas no país”.
O engenheiro Agrônomo da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Alexandre Barreto, também participa desse evento, que acontece dos dias 28 de julho a 02 de agosto.