Na manhã desta terça-feira, 11, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI/TO), da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) e da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), realizou a primeira reunião de alinhamento da Parceria Público-Privada (PPP) da Rede Estadual de Diagnóstico em Saúde. O encontro reuniu representantes das pastas de Governo e da empresa SB Participações Societárias LTDA, autorizada a desenvolver os estudos técnicos, econômicos e jurídicos para a estruturação do projeto.
O objetivo da reunião foi discutir o escopo do projeto, incluindo metas, direcionamentos e prazos. A Rede Estadual de Diagnóstico busca modernizar e descentralizar os serviços de saúde, ampliando a oferta de exames e garantindo maior celeridade e eficiência no atendimento à população.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, a iniciativa visa suprir uma das principais deficiências do sistema público estadual. “Esta é uma pauta estratégica para o estado do Tocantins. Temos um território extenso com grandes vazios assistenciais e uma demanda reprimida significativa, especialmente no que se refere a consultas com especialistas e diagnósticos. Estamos trabalhando na estruturação do SUS digital para, por meio da telemedicina e de outras estratégias, melhorar a oferta de especialistas dentro do estado. Mas não adianta apenas ampliar a oferta de consultas se não tivermos uma rede de diagnóstico compatível, garantindo uma saúde de qualidade em tempo oportuno. Por isso, a importância dessa PPP”, enfatizou.
Os estudos e as modelagens desenvolvidos pela SB Participações Societárias LTDA serão acompanhados e validados pela SPI/TO, com apoio técnico da Tocantins Parcerias e da SES/TO. O secretário de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, destacou a relevância do projeto na estruturação de um modelo de saúde mais eficiente e acessível.
“Estamos implementando uma transformação estrutural no sistema de saúde do Estado, que inclui o fortalecimento do SUS digital e a implantação de um sistema de laudos totalmente digitalizados. Essa PPP visa garantir que exames e diagnósticos sejam disponibilizados de forma mais ágil, evitando que pacientes tenham que percorrer grandes distâncias para acessar um serviço essencial”, pontuou o titular da SPI/TO.
A diretora de PPPs da Tocantins Parcerias, Kelly Barreto, ressaltou o compromisso na elaboração dos estudos técnicos do projeto. “Nossa equipe está comprometida em adotar as melhores práticas do mercado para que os estudos resultem em um projeto de sucesso e consequentemente traga muitos benefícios para a sociedade tocantinense”, informou.
A Rede Estadual de Diagnóstico é um dos projetos prioritários do Governo do Tocantins e está incluída na carteira do Programa de Parcerias e Investimentos (Tocantins PPI). Com essa iniciativa, o Estado dá mais um passo rumo à modernização e à ampliação da infraestrutura de saúde, promovendo um sistema conectado, eficiente e acessível.
Próximas etapas
O estudo ainda está em fase inicial e será conduzido em três etapas: técnica, econômico-financeira e jurídica. Após a análise e a aprovação dessas fases, o projeto será submetido ao diálogo público, etapa em que será apresentado à comunidade em geral. Somente depois desse processo, a licitação será realizada para a implantação efetiva da PPP da Rede Estadual de Diagnóstico em Saúde.