A unidade do Hemocentro Regional de Araguaína (Hemara) agora possui, em sua sede, a placa de reconhecimento pelo uso consciente e racional da água potável. O atestado de sucesso foi entregue nesta segunda-feira, 30, por um representante da concessionária BRK Tocantins que desde 2013 vem, por meio de uma parceria, realizando técnicas, treinamento e assessoramento para a implantação de protocolos de racionalização e monitoramento do consumo de água.
A primeira unidade do Estado a aderir ao Programa de Uso Racional da Água foi a sede do Hemocentro Coordenador, em Palmas. Na época, recebeu da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a disponibilidade de forma gratuita para usar um software de acompanhamento virtual do consumo, que permitiu, aos profissionais, análises em tempo real das medições de consumo do prédio.
“O reconhecimento, por meio desse selo, mostra como a parceria de todos os servidores da unidade tem dado bons resultados, pois quando há uma torneira aberta ou um vazamento, logo avisam a gestão ambiental para que não haja exagero. Isso nos deixa muito satisfeitas, pois o trabalho em conjunto traz grandes benefícios”, ressaltou a gerente de gestão do Hemara, Rivânia Batista.
Para a gestora ambiental do Hemara, Elza Coutinho, a implantação mostra como todos os servidores buscam diariamente aprimorar o consumo de água. “Com um monitoramento diário, ficou mais fácil detectar e reparar possíveis vazamentos de uma forma mais rápida, evitando desperdício de água e assim também conter gastos. O selo Uso Racional da água é um reconhecimento de um trabalho em equipe bem criterioso, que nos mostrou que praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água, evitando desperdícios”, destacou.
Programa
O Programa de Uso Racional da Água foi implantado em outubro de 2013, graças à parceria firmada entre a Hemorrede e a concessionária BRK Tocantins, que realizou visitas técnicas, treinamento e assessoramento para a implantação de protocolos de racionalização e monitoramento do consumo de água.
Até o momento, o selo de reconhecimento já foi entregue às unidades do Hemocentro Coordenador de Palmas e dos Hemocentros Regionais de Gurupi, Augustinópolis e Araguaína. (Da assessoria de imprensa)