O prefeito licenciado de Goiânia Maguito Vilela, de 71 anos, morreu às 4h10 desta quarta-feira, 13, segundo nota divulgada, no começo da manhã, pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Maguito estava internado desde 27 de outubro, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19.
Carreira
Na sua carreira política, Maguito Vilela passou por vários cargos públicos no Estado de Goiás. Ele foi vereador, senador, prefeito e governador. Antes da vida pública, foi professor e advogado.
Internado desde o 1º turno
Maguito foi eleito prefeito de Goiânia com 52% dos votos no 2º turno das Eleições 2020, tomou posse de forma virtual e se licenciou do cargo. Ele estava internado desde o primeiro turno.
Perdeu duas irmãs
Em agosto, ele já havia perdido duas irmãs para a Covid-19 em menos de dez dias entre uma e outra. Nelma Vilela Veloso, de 76 anos, com diabetes e problemas pulmonares, morreu no dia 19 e, no dia 28, a irmã mais velha, Nelita Vilela, de 82 anos. (Com informações da Agência Brasil e G1)
Notas de pesar
Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do prefeito de Goiânia Maguito Vilela (MDB), ocorrido na madrugada desta quarta-feira (13).
Maguito Vilela tinha 71 anos, teve uma longa trajetória na política goiana. Em 45 anos de vida pública, mudou de partido apenas na transição para a democracia, quando trocou a Arena pelo MDB.
Além de prefeito eleito, foi vereador, deputado estadual e federal e vice-governador. Ele também ocupou a cadeira de governador de Goiás entre 1995 e 1998 e logo depois foi eleito para o senado federal, de 1999 a 2007. Antes de ser eleito em Goiânia, Maguito foi prefeito de Aparecida de Goiânia, na região Metropolitana da capital.
Neste momento de luto e tristeza, externo as mais sinceras condolências aos familiares e amigos de Maguito Vilela, e que Deus conforte a todos.
Wanderlei Barbosa
Vice-governador do Tocantins
É com grande pesar e profunda tristeza que recebi na manhã desta quarta-feira (13/01/2021), a notícia do falecimento do prefeito licenciado de Goiânia (GO), Maguito Vilela.
Um líder de destaque no cenário nacional do MDB, Maguito, deixa um legado de muitos serviços prestados ao partido, e à sociedade brasileira como um político coerente e proativo.
Me solidarizo com a esposa, filhos, demais familiares e amigos nesse momento de dor e despedida. Peço a Deus que conforte todos.
Nilton Franco
Deputado Estadual
Vice-Presidente do MDB-TO
É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do querido Maguito Vilela, devido a uma infecção pulmonar, em decorrência da Covid-19. Maguito foi um homem de bom coração, que sempre trabalhou com amor para levar o melhor para a população.
Batizado como Luiz Alberto Vilela, ele nasceu em Jataí, no sudoeste de Goiás, em 24 de janeiro de 1949. Maguito deixa um grande legado na política, pois já atuou como vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal constituinte, vice-governador, governador e senador, exercendo o seu trabalho com dedicação e comprometimento.
Ele está marcado na história de tantas pessoas que tiveram a oportunidade de estar ao seu lado assim como eu, que tenho grande admiração por sua trajetória. Nesse difícil momento peço a Deus que conforte o coração de toda sua família e de todos nós que estamos sofrendo com essa grande perda.
Maguito sempre estará presente em nossos corações.
Luana Ribeiro
Deputada Estadual
A Associação Goiana de Imprensa – AGI, irmana-se ao sentimento de todos os goianos no momento em que Goiás perde um dos maiores homens públicos da História: LUIZ ALBERTO MAGUITO VILELA.
Maguito Vilela construiu um rico histórico na vida pública. Foi eleito para ocupar oito postos diferentes, de vereador a governador, passando pelos mandatos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Vice Governador e Governador de Goiás, Senador da República, Prefeito por duas vezes de Aparecida de Goiânia e Prefeito de Goiânia, função da qual estava licenciado. Percorreu essa longa trajetória exercendo sucessivos mandatos e além de ter como legado um nome sem máculas, não deixa inimigos.
Por tudo isso esse 13/01/2021 inscreve-se no calendário histórico de Goiás como um momento de profunda comoção.
A dor de todos os goianos e dos familiares de Maguito Vilela é também o sentimento dos diretores, conselheiros e membros da Associação Goiana de Imprensa – AGI.
Goiânia, treze de janeiro de 2021.
Valterli Leite GuedesPresidente
Tarzan de CastroPresidente do Conselho Administrativo