A Academia Palmense de Letras (APL) realizou na noite dessa quinta-feira, 6, a solenidade de posse de sua nova diretoria executiva, eleita para o triênio 2025/2027. O evento ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) e foi bastante prestigiado por autoridades, escritores e pela comunidade palmense.
O novo presidente da entidade é o escritor Orion Milhomem. Também integram a diretoria o escritor Múcio Breckenfeld (vice-presidente), a escritora Francisquinha Laranjeira (tesoureira) e a escritora Luciana Aglantzakis (secretária).
Na sessão solene também foram recepcionados os novos acadêmicos Márcio Gonçalves Moreira e Luciana Costa Aglantzakis. Estes ingressaram na APL no período de pandemia e ainda não tinham sido apresentados em solenidade pública.
Compuseram a mesa de honra o vice-governador Laurez Moreira, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins, Maria Eulessandra Sousa Castilho, representando o governador Wanderlei Barbosa, o secretário estadual de cultura Tião Pinheiro, a Presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luara Aquino, o vereador de Palmas Wilton do Zebranquim, a pró-reitora da Unitins, Kyldes Batista Vicente, o presidente da Asmeto, Dr. Allan Martins, o representante da Academia Tocantinense de Letras, Zacarias Martins, o presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes dos Militares Estaduais do Tocantins – ALCAM-TO, o Sr. Joaidson Torres Albuquerque, a Diretora Social da Academia de Letras de Araguaína, Rozilda Euzebio Costa, além dos acadêmicos Orion Milhomem e Josafá Miranda (ex-presidente).
A nova diretoria pretende ampliar a visibilidade institucional da APL e cumprir a sua missão de promover a literatura, de incentivar a leitura e de estimular a produção dos escritores locais. Para isso, pretende estabelecer parcerias com o poder público e com os segmentos da sociedade organizada. “A APL estará presente na vida cultural da cidade. Queremos promover saraus, concursos literários, palestras nas escolas, dentre outras atividades culturais. Assim, estaremos estimulando o surgimento de novos escritores”, afirmou Orion.
Quem são os novos dirigentes da APL?
Orion Milhomem Ribeiro é poeta, escritor e palestrante. É formado em Direito e pós-graduado em Direito Público. É autor dos livros Essência Poética (Editora Diplomata, 2007), Em Ritmo de Amor & Poesia (Editora Dialética, 2022) e No Embalo do Coração (Editora Dialética, 2024). Tem participação nas antologias poéticas Sarau Brasil 2016 e 2017 (Concurso Nacional Novos Poetas). Venceu o 1º Concurso de Poesias e Contos Dalva Lucas Kertesz, com o poema “Teus Olhos”. É membro da APL, cadeira 25, cujo patrono é Olavo Bilac. Já foi presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unitins, Oficial de Justiça, Secretário de Juventude e Esportes da capital e Vereador na Câmara Municipal de Palmas. Atualmente é Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Tocantins.
Múcio José Breckenfeld Fernandes é médico, filósofo, advogado, poeta e escritor. É vice-presidente da Academia Tocantinense de Letras e fundador e idealizador da Academia Palmense de Letras. Escreveu Folhas de um vento espalhado, Caleidoscópio de Emoções, Poesia Peregrina e o Teatro de Múcio Breckenfeld, volume I. É membro efetivo da cadeira nº 01 da APL. Foi o primeiro presidente da APL (triênio 2002-2005).
Francisquinha Laranjeira Carvalho é historiadora mestre, pós-graduada em gestão de cidades e especialista em Conservação de Patrimônio Histórico e Cultural da América Latina. Escreveu as obras históricas: Fronteiras e Conquistas pelo Araguaia -século XIX; Nas Águas do Araguaia – a hibridez e a navegação pelo Araguaia; Taquaruçu. É autora de vários artigos, dentre eles: Rio Araguaia: o caminho dos sertões. Cientista cultural e apreciadora das artes e das práticas culturais. É membro efetivo da cadeira n⁰ 7 da APL. Foi presidente da entidade (triênio 2019-2022), sendo autora do projeto Terça Literária, que promoveu apresentações teatrais das obras dos escritores da APL.
Luciana Costa Aglantzakis é poetisa e escritora. É formada em direito, em comunicação social e também graduada em letras e português. Possui diversas pós-graduações em direito, além de mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Lisboa. Atualmente, é juíza estadual do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. É membro efetivo da cadeira nº 08 da APL.
O novo acadêmico Márcio Gonçalves Moreira é advogado, palestrante, escritor e professor de pós-graduação. Ex Juiz eleitoral do TRE/TO por dois biênios. Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP. Presidente e membro do Instituto de Direito Eleitoral do Tocantins – IDETO. Graduado em direito pela Universidade Federal do Tocantins (2003). Pós-graduado em Direito Processual Civil (Unisul). Pós-graduado em Direito Eleitoral (Unitins). Mestre em Direito Tributário pela Universidade Católica de Brasília.
Fotos: Divulgação
![](https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/NOVA-DIRETORIA-DA-ACADEMIA-PALMENSE-DE-LETRAS-E-EMPOSSADA-EM-SESSAO-SOLENE-1.webp)
![](https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/NOVA-DIRETORIA-DA-ACADEMIA-PALMENSE-DE-LETRAS-E-EMPOSSADA-EM-SESSAO-SOLENE-2.webp)
![](https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/NOVA-DIRETORIA-DA-ACADEMIA-PALMENSE-DE-LETRAS-E-EMPOSSADA-EM-SESSAO-SOLENE-3.webp)
![](https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/NOVA-DIRETORIA-DA-ACADEMIA-PALMENSE-DE-LETRAS-E-EMPOSSADA-EM-SESSAO-SOLENE-4.webp)
![](https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/NOVA-DIRETORIA-DA-ACADEMIA-PALMENSE-DE-LETRAS-E-EMPOSSADA-EM-SESSAO-SOLENE-5.webp)
![](https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/NOVA-DIRETORIA-DA-ACADEMIA-PALMENSE-DE-LETRAS-E-EMPOSSADA-EM-SESSAO-SOLENE-6.webp)