Alunos da segunda turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) profissionalizante participaram, na noite desta quinta-feira, 02/05, de um momento de acolhimento promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) para recepcioná-los. Durante a aula inaugural, realizada na sala do CET, foram apresentados os professores que acompanharão os alunos nas aulas presenciais, a metodologia que será utilizada e a explicação sobre o Reconhecimento de Saberes (RDS).
A EJA Profissionalizante, que tem como objetivo concluir o ensino médio em um prazo de até 15 meses, conta, nesta nova turma com cerca de 50 alunos de diversas idades e com muitas histórias.
No evento a gerente de Educação do SESI Palmas, Socorro Lira, fez uma saudação de boas-vindas aos novos estudantes e pontuou sobre a importância em ser rede de apoio para estes alunos que voltam para a sala de aula neste momento de retomada dos estudos. “Além do conhecimento acadêmico, o SESI oferece um ambiente de apoio, respeito e colaboração. Estamos comprometidos em garantir que cada estudante tenha as ferramentas necessárias para alcançar seu potencial máximo, seja na sala de aula, no campo de trabalho ou em suas comunidades”, falou Socorro Lira.
Adriana Bastos, de 33 anos, que está longe da sala de aula há mais de 12 anos fala da felicidade de poder voltar a estudar. “Eu tive que parar para poder trabalhar, meus pais não tiveram a condição de me manter no estudo, então tive que trabalhar para me manter. Hoje eu tive a oportunidade de começar a realizar um sonho meu, que é terminar o ensino médio e com isso ter várias oportunidades de melhoria de emprego. Eu achei que eu não tinha mais oportunidade, pela minha idade, por ter filhos, mas com a EJA do SESI, mais flexível eu vou conseguir e sou muito grata”, pontuou a estudante.
Seu Cícero ficou muito tempo longe da sala de aula, mas decidiu retomar os estudos motivado por uma palestra na empresa em que trabalha. Morador de Palmas há 17 anos, Cícero, de 48 anos, não sentava em uma carteira escolar desde 2004. “Teve um tempo, que cheguei a me matricular para tentar terminar o ensino médio, mas devido a caga horária que tinha que ser todo dia na sala de aula, acabei desistindo por não conciliar com o cansaço do trabalho. E com uma palestra que eu assisti na semana passada no meu emprego eu conheci a EJA e com essa metodologia de ser uma vez na semana na sala de aula, me deu vontade de voltar a estudar e obter novos conhecimentos, pois nunca é tarde para a gente resolver os sonhos das nossas vidas”, falou Cícero Pereira dos Santos.
Nova EJA Profissionalizante
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) oferecida pelo SESI é uma modalidade de educação à distância para estudantes maiores de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio (1º ao 3º ano). A EJA EAD Profissionalizante é inteiramente gratuita e tem como objetivo proporcionar a conclusão do Ensino Médio em pouco mais de um ano e, ao mesmo tempo, oferecer uma certificação profissional por meio dos cursos do SENAI.
Um dos grandes desafios da educação brasileira é a formação educacional de pessoas que já passaram da idade escolar. E agilizar a formação destes brasileiros é uma das vantagens da Nova EJA-EAD, que permite a certificação do Ensino Médio em até 15 meses.
Plano de estudos individualizado
O SESI utiliza a Metodologia de Reconhecimento de Saberes (RDS) que sistematiza os conhecimentos que o aluno adquire ao longo da vida e certifica as competências e habilidades desenvolvidas. Com o RDS cada aluno tem um Plano de Intervenção Individual e o calendário de aulas é personalizado. (Da assessoria de imprensa)