As obras da nova base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegam à fase final de execução, com 75% já concluídas. Aproveitando parte do antigo prédio da Feirinha, na Avenida Filadélfia, a sede tem previsão de conclusão no final do mês de abril e irá oferecer um espaço próprio, moderno e que permite a ampliação dos serviços para outros municípios da região macronorte do Estado.
“Vamos entregar uma estrutura totalmente readaptada ao serviço, móveis e aparelhos de ar-condicionado novos. É o mínimo que o município de Araguaína pode fazer para que os profissionais tenham mais dignidade para, quando acionados, prestarem um serviço de excelência”, comentou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.
Atualmente estão em execução os serviços de finalização das instalações elétricas, com colocação de luminárias, tomadas e finalização dos quadros de distribuição, bem como finalização das instalações de SPDA (Sistema de proteção contra descargas atmosféricas) e instalações lógicas.
Além da instalação e pintura de forro de gesso nos ambientes internos, já em execução, estão sendo iniciadas a pintura interna e externa do prédio, instalação do piso intertravado do pátio e construção das calçadas laterais do prédio, além do polimento do piso de granito existente no prédio.
Conheça a estrutura
Com dois pavimentos (superior e térreo), o projeto arquitetônico prevê mais de 30 salas distribuídas em uma área construída de 1.254,82 metros quadrados.
No térreo, haverá a garagem com capacidade para 11 veículos (ambulâncias e motolâncias), salas para TV, repouso, estudo e de uso recreativo, dispensas que guardarão materiais, equipamentos e produtos de limpeza, banheiros feminino e masculino, rouparia, copa, refeitório, espaço para o descarte de resíduos infectantes e ainda uma CME (Central de Materiais Esterilizados).
Na parte superior do prédio funcionará toda a área administrativa, com 17 cômodos reservados para a regulação médica, repouso dos profissionais, banheiros, salas destinadas para enfermagem, coordenação, administração e almoxarifado. No local também terá o NEU (Núcleo de Educação em Urgência), sala de TI (Tecnologia da Informação), laboratório de práticas, sala para a equipe de rua e um auditório.
A área externa comportará o depósito de resíduos comuns e contaminados conforme determina as normas sanitárias vigentes, abrigo para a instalação do futuro gerador de energia, estacionamento, espaço com sistema de separação de água e óleo, atendendo aos requisitos da legislação ambiental para a lavagem das ambulâncias, além de uma oficina, depósito de materiais e guarita com o controle de entrada e saída.
Atendimento e regionalização do SAMU de Araguaína
Por ser referência no atendimento médico-hospitalar na região e possuir, de acordo com o Ministério da Saúde, todas as características necessárias, Araguaína trabalha para regionalização do SAMU já com e solicitação de outros municípios da região em análise. Oito cidades iniciaram o processo de regionalização, dos quais Guaraí e Filadélfia já foram aprovados. (Da assessoria de imprensa)