Brincadeiras, balões, pipocas, refrigerantes e um filme de desenho animado. Assim foi a tarde de 55 crianças, pacientes da ala pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), que foram ao cinema, na tarde da terça-feira, 10. A ação em parceria com a Associação Amigos do HGP, foi alusiva ao Dia das Crianças, celebrado em todo dia 12 de outubro.
Cada criança assistiu ao filme com seu acompanhante, além de todo suporte dos profissionais de saúde da unidade. “Foi minha primeira vez que assisti filme no cinema, achei muito legal e divertido. Quero vir mais vezes”, declarou Samuel Messias, de 8 anos, morador de Palmas.
A ação agradou os responsáveis. “Achei uma iniciativa maravilhosa, isso ajuda até mesmo para recuperação das crianças, eles ficam muito felizes. Meu filho está bastante contente por esse momento, sair da rotina do hospital faz muita diferença”, enfatizou Hemilly Cristina, mãe do pequeno Thayllor, de cinco anos.
Assim como Hemilly, Gercilene Estevan Santiago, moradora de Ponte Alta e avó do Ruan Carlos de 10 anos, aprovou a iniciativa. “Isso vem oferecer alegria às crianças como meu neto. Toda a equipe que organizou está de parabéns e só tenho a agradecer, por este momento”.
“O passeio ao cinema pode ser importante para uma criança hospitalizada, pois proporciona uma experiência de entretenimento e diversão, estimula a imaginação e a criatividade, e oferece uma oportunidade de socialização e interação com outras pessoas fora do ambiente hospitalar. Isso pode contribuir para o bem-estar emocional e mental da criança durante o processo de recuperação”, afirmou a presidente da Associação Amigos do HGP, Goiamara Borges.
Segundo o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, “foi uma forma de comemorar a data com nossos pacientes e vai ficar marcado na memória de cada um deles este dia, com todo cuidado humanizado”.
Atividades da semana
A programação da Semana da Criança do HGP continua e na quarta-feira, 11, às 16h, haverá apresentações culturais como: Balé Popular, grupo Manancial Movement, Grupo Musical, Trio Diminuto, Sombras do Hip Hop.
“Para as crianças que não poderão sair dos leitos para assistirem a programação cultural, teremos o palhaço que passarão nos quartos para alegrá-las. Nosso intuito é levar um pouco de alegria e minimizar os impactos da internação hospitalar e que seja uma data inesquecível para cada paciente que participar!”, destacou a supervisora da Brinquedoteca da unidade, Vanessa Braune. (Da assessoria e imprensa)