Empresários e trabalhadores da indústria conheceram o projeto de desenvolvimento do setor cerâmico por meio de capacitações subsidiadas em evento de lançamento realizado na última quarta-feira, 16/04, em Palmas. As ações oferecidas são subsidiadas em 75% pelo Programa de Desenvolvimento de Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI), uma iniciativa da CNI e do SEBRAE, e Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO).
Este lançamento, o terceiro promovido neste mês, reforça o contínuo investimento para o desenvolvimento de indústrias locais e aprimoramento da gestão das empresas do segmento. A programação foi aberta pelo conselheiro da FIETO, Sérgio Tavares, representando o presidente da Federação, Roberto Pires e seguiu com a palestra “Excelência em Gestão: os desafios para os novos tempos”, conduzida pelo especialista no tema, Emerson Montenegro Lima.
O segmento cerâmico é parte integrante da cadeia da construção civil e do mobiliário, destaque na indústria tocantinense, contribuindo com 38,5% da atividade industrial e gerando 36,5% dos empregos, de acordo com os dados do último Perfil da Indústria do Tocantins.
Cícero Bento da Silva, presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica para Construção do Estado do Tocantins (SINDICER/TO) e conselheiro da FIETO, afirmou que este novo programa reforça a estratégia institucional de fomentar o desenvolvimento e a modernização do setor.
“O segmento hoje tem dificuldade na secagem, na queima e na venda, o que aumenta o preço e automaticamente a gente tem buscado lucro e não tem encontrado. Com essa capacitação os empresários terão como produzir esse tijolo com menor custo. A princípio, vamos buscar fazer a resistência mecânica desse produto e quando concluir o projeto faremos de novo para termos o parâmetro de como melhorar tanto na qualidade, resistência do produto, quanto também na eficiência e na grande produtividade, que vai aumentar.”, afirmou Cícero.
O empresário Edilberto Rocha, da Cerâmica Reunidas, já colheu frutos de outras capacitações e, claro, não vai deixar essa oportunidade passar. “Já participei de vários treinamentos, tanto na FIETO, quanto no Sebrae. Eu acho que o PROCOMPI vai vir para acrescentar muito, todo o treinamento que vai ser aplicado dentro do chão de fábrica é sempre bem-vindo. Então a gente já está colhendo frutos desses treinamentos já feitos no passado e esperamos colher mais frutos agora”.
Inscrições
As ações do Programa de Desenvolvimento das Indústrias Cerâmicas do Tocantins serão realizadas no segundo semestre e os interessados podem se inscrever por meio do telefone (63) 99934-8975 até o dia 25/04.
No estado, os recursos do PROCOMPI foram direcionados para quatro projetos em 2025, abrangendo os segmentos automotivo, cerâmico, gráfico e de comunicação visual, além do empreendedorismo feminino com o projeto Ela Faz Indústria que encerra a etapa de lançamentos no dia 30/04 em Palmas. As ações foram estruturadas a partir das demandas identificadas junto aos sindicatos e empresários, promovendo treinamentos, capacitações e consultorias especializadas para impulsionar o fortalecimento e a evolução das indústrias locais.