Na primeira semana deste mês de novembro, a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), por meio da Diretoria de Programas Sociais (DPS) e do Colégio Militar do Estado do Tocantins (CPM), Unidade I, realizou uma reunião com representantes do Serviço de Aprendizagem Industrial – SENAI. O encontro aconteceu na sala de reuniões do CMTO I, em Palmas, para discutir um projeto voltado aos alunos da instituição de ensino.
O projeto se trata de um curso oferecido pelo SENAI, intitulado “Inserção no Mercado de Trabalho” para os alunos do 9º ano, com o objetivo de fornecer conhecimentos específicos voltados para o desenvolvimento de competências sociais, organizacionais e metodológicas relacionadas ao mercado de trabalho, com duração de oito horas.
Inicialmente, o curso será oferecido na unidade I do Colégio Militar, com formatação de projeto piloto; e perspectiva de expandi-lo para outras escolas militares, incluindo os colégios militares localizados no interior do Estado.
Da grade curricular do curso
✅ Profissões e itinerários de formação (FIC, CT etc.), conceitos de áreas tecnológicas;
✅ Tendências do mundo do trabalho: novas carreiras, novas demandas.
✅ Autogestão de carreira, planejamento e previsão de consequências, aprendizado desenvolvido com as escolhas feitas e suas consequências;
✅ Realização no trabalho: concepções, exemplo;
✅ Processo seletivo – currículo, portfólio, testes, entrevistas e dinâmicas;
✅ Escolhas futuras: o que fazer e como fazer.
Adicionalmente, o curso enfatizará o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autonomia, resolução de problemas e trabalho em equipe.
O Diretor de Programas Sociais, Tenente-Coronel De Souza salienta que a integração escola, Policia Militar e SENAI pode proporcionar aos jovens alunos uma visão empreendedora e voltada para o mercado de trabalho. O que resultará em melhores oportunidades de emprego e renda familiar. Além de promover prevenção criminal e a segurança da coletividade. “Programas sociais como este, voltados para os educandos da comunidade escolar, representam uma eficaz estratégia de prevenção, pois os jovens terão instruções voltadas para a escolha das respectivas carreiras profissionais e evitam que eles fiquem sem direção diante das inúmeras oportunidades negativas existentes na sociedade”. Afirmou.
Para a Sra Nayara, representante do SENAI; a parceria se trata de uma grande oportunidade em prol dos estudantes. “É uma ótima oportunidade da instituição repassar conhecimento válidos aos estudantes para se preparem para novas oportunidades de colocação no mercado de trabalho local. Acreditamos que será uma cooperação muito produtiva”. Finalizou.
A previsão é que a capacitação ocorra na terceira semana de dezembro, entre 05 e 06, em Palmas – TO, no colégio militar na região central da capital. (Da assessoria de imprensa)