Com o objetivo de promover integração social, fortalecer vínculos comunitários, contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes, e consequentemente contribuir para a redução da criminalidade, a Polícia Militar lançou um edital para os interessados em compor o Coral Infantojuvenil da PMTO.
Para este projeto inédito da PMTO, serão selecionados 40 participantes, que tenham aptidão para o canto, entre crianças e adolescentes, em um processo simplificado. Do total, 28 vozes femininas serão selecionadas para os naipes soprano e contralto, além de 12 vozes masculinas para os naipes tenor e baixo.
A prática do canto coral traz diversos benefícios para saúde física, emocional, psíquica e social dos participantes, além de cultivar em crianças e adolescentes valores como cidadania, espírito de equipe e senso de responsabilidade.
O Coral infantojuvenil da PMTO é um projeto comunitário musical sem fins lucrativos que será executado por meio da Diretoria de Programas Sociais (DPS) da PMTO.
“Esta é uma iniciativa alinhada com a filosofia de policiamento de proximidade que é uma das prioridades da Polícia Militar. Vamos reduzir o tempo de ócio dessas crianças e adolescentes, oferecendo-lhes a sensibilização pela arte musical e por consequência preveni-los quanto ao uso de drogas lícitas e ilícitas”, destacou o Diretor de Programas Sociais da PMTO, Tenente-Coronel PM João Leyde de Souza Nascimento.
Podem participar da seleção, crianças e adolescentes de Palmas, a partir de 10 anos completos ou a completar no ano corrente e máximo 17 anos. Além disso, os interessados devem estar devidamente matriculados em rede de ensino, ter aptidão musical e habilidade vocal e ter disponibilidade para frequentar as aulas e ensaios que acontecerão às terças e quintas-feiras das 15h às 17h, na sede do Corpo Musical da PMTO, localizado nas dependências do Quartel do Comando Geral (QCG), na cidade de Palmas.
Para o Comandante-Geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa, a iniciativa institucional é de extrema relevância para a comunidade, no intuito de promover a integração social, fortalecer os vínculos comunitários e contribuir para a formação cidadã de nossas crianças e adolescentes, refletindo o compromisso da nossa instituição com a segurança e o bem-estar de todos. “A filosofia e estratégia organizacional de Polícia Comunitária não somente está prevista na Política e Plano Nacional de Segurança Pública, como tem sido uma das formas de atuação deste comando para fortalecimento dos vínculos entre polícia e comunidade para, juntos, garantirmos a paz social”, finalizou coronel Barbosa.
As inscrições serão realizadas no período de 15 a 22 de fevereiro, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponibilizado por meio do link (https://forms.gle/RNg9iKp2w2DveHfV8). Não haverá cobrança de taxa de inscrição e as audições para o Coral Infantojuvenil acontecerão entre os dias 26 a 29 de fevereiro, no Quartel do Comando Geral em Palmas.
Os aprovados na seletiva que passarão a compor o Coral Infantojuvenil da PMTO já tem apresentações agendadas para o ano de 2024. Dentre elas estão as apresentações em homenagem ao dia das mães, ao aniversário de Palmas, aniversário do Estado do Tocantins e o concerto de natal. (Da assessoria de imprensa)