Um mutirão oftalmológico gratuito levará atendimento especializado a cerca de 300 mulheres em Palmas nesta sexta-feira, 14. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio das Secretarias Municipais da Mulher (Semup) e de Ação Social (Semas),e das Subprefeituras de Palmas, com a parceria da Liga de Desenvolvimento Social (LDS), acontecerá no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Xerente, no Jardim Taquari. O credenciamento começa às 7h30, e as consultas terão início às 8h.
Durante a ação, as mulheres passarão por triagem oftalmológica, e o tratamento será definido conforme cada diagnóstico, podendo incluir o uso de medicamentos e colírios, a doação de óculos ou, se necessário, o encaminhamento para cirurgia.
Além do atendimento ao público feminino, a ação também beneficiará estudantes da rede municipal. Na quarta-feira, 12, o mutirão esteve na Escola Municipal Lúcia Sales, no Jardim Taquari. Na quinta-feira, 13, foi a vez da Escola Municipal Estevão Castro, no Aureny III.
Os atendimentos continuarão na segunda-feira, 17, contemplando as seguintes unidades: Escola Municipal Rosemir Fernandes, no Aureny III; Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Teixeira, no Setor Bertaville; e ETI Padre Josimo, na ASCU-NO 40. O mutirão será encerrado na terça-feira, 18, com atendimentos na ETI Margarida Lemos, localizada no Setor Lago Sul.
A secretária da Mulher de Palmas, Solange Duailibe, destacou que o Mutirão Oftalmológico é mais uma iniciativa voltada ao empoderamento e à autoestima das mulheres palmenses. “A saúde da visão muitas vezes é negligenciada, e nosso objetivo é oferecer oportunidades para diagnósticos precoces e prevenção, garantindo que essas mulheres possam ter uma visão saudável e manter sua autonomia e independência no dia a dia”, afirmou a secretária.
O Mutirão Oftalmológico é financiado com recursos do Ministério das Mulheres e intermediado pela LDS, uma organização sem fins lucrativos especializada em saúde oftalmológica.