A primeira-dama do Tocantins e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, promoveu, na manhã desta terça-feira, 6, um dia de beleza para pacientes internados no Hospital Geral de Palmas (HGP). A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).
“Cuidar das pessoas é o grande compromisso do governador Wanderlei Barbosa. E esse cuidado passa por isso também, pela autoestima e pelo bem-estar, que são importantes para um tratamento de saúde. Alguns desses pacientes são solitários e não têm um familiar próximo para dar esse tipo de assistência”, declarou a primeira-dama, ressaltando que a ideia é levar a ação uma vez por mês à unidade de saúde, além de outros locais.
Por meio da equipe do programa de Inclusão Produtiva da Setas, 23 pacientes da ala ortopédica receberam atendimento, que incluiu corte de cabelo, barba e design de sobrancelhas. Magno Mendes de Souza, de Guaraí, que está há seis meses internado no HGP, foi um dos beneficiados. “Foi muito bom, porque estamos aqui no hospital sem ter como sair, então receber um serviço desses aqui ajuda muito”, revelou.
Participaram da ação a gerente de Inclusão Produtiva da Setas, Carmem Lúcia Santos; e os profissionais da beleza Odilon Marinho Botelho, Sandra Lúcia Alves Borges, Tiago Carvalho Lopes e Wesley Silva Rocha, além da coordenadora Elizabeth Ribeiro.
Visita
Recebida pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, a primeira-dama conheceu as instalações da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HGP. A equipe do hospital apresentou à primeira-dama o Ambulatório de Medicina Capilar, primeira unidade pública do Tocantins a ofertar o cuidado especial para pacientes com alopecia (perda de cabelo); em tratamento de câncer com radioterapia ou quimioterapia; e pacientes da reumatologia com doenças autoimunes que possuem queixas capilares.
“Para nós, é muito importante receber a visita da primeira-dama Karynne Sotero em nossas unidades hospitalares. Ela vem desenvolvendo grandes ações sociais em prol da população assistida pelo Sistema Único de Saúde, a exemplo da entrega de brinquedos no Hospital Regional de Araguaína; e da distribuição de cestas básicas aos pacientes de Serviço de Atenção Domiciliar do Hospital Geral de Palmas, que, agora, teve os pacientes da ala ortopédica beneficiados com cortes de cabelo. Isso faz diferença no trabalho de humanização desenvolvido pelas equipes da SES”, afirmou o secretário Carlos Felinto.
O paciente China Rara Conceição da Costa, de 54 anos, está em tratamento há cinco anos no HGP e neste período já passou por 20 procedimentos cirúrgicos para tratar uma infecção. “Nesses cinco anos nunca me faltou nada, até o material para fazer os curativos em casa eu recebi. E agora estou aguardando os resultados de exames para fazer a cirurgia plástica, tudo no HGP”, relatou o paciente, que é natural do estado do Maranhão. (Da assessoria de imprensa)