A senadora Professora Dorinha Seabra (União) firmou uma parceria estratégica com a gigante de tecnologia Huawei, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Telebras para a implantação de uma sala de aula modelo como prova de conceito em uma escola no Tocantins que ainda será definida. A iniciativa foi oficializada nesta quarta-feira, 05, durante a missão da parlamentar em Barcelona, no Mobile World Congress, maior evento de conectividade e inovação do mundo.
O projeto-piloto busca estabelecer um modelo de referência global em tecnologia educacional, incorporando soluções inovadoras que transformem o processo de ensino-aprendizagem.
“A educação do futuro exige ambientes modernos e integrados às novas tecnologias. Essa parceria nos permite dar um passo essencial para equipar nossas escolas com recursos que tornarão o aprendizado mais dinâmico, interativo e acessível”, destacou a senadora.
A sala de aula contará com ferramentas tecnológicas avançadas para aprimorar o ensino e desenvolver habilidades essenciais nos estudantes, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. Além disso, a inclusão digital será um dos pilares do projeto, garantindo que todos os alunos tenham acesso às novas tecnologias e possam desenvolver competências digitais fundamentais para o futuro.
As disciplinas contempladas na iniciativa incluem:
Matemática: Uso de softwares interativos para visualização de conceitos complexos; Ciências: Laboratórios virtuais baseados na Nuvem Soberana, permitindo experimentos online e análise de dados em tempo real; Linguagem: Desenvolvimento de chatbots para aprimoramento da língua portuguesa e prática de idiomas estrangeiros.
A metodologia aplicada será baseada em práticas ativas, como a aprendizagem baseada em projetos (ABP) e a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Com o suporte da Inteligência Artificial, os estudantes terão uma experiência de aprendizado personalizada, resolvendo problemas reais e trabalhando em equipe para encontrar soluções inovadoras.
Para o diretor de Operações da Serpro Wilton Mota, “este piloto representa um passo fundamental para a transformação do currículo nas escolas brasileiras, promovendo a integração de tecnologias inovadoras que não apenas enriquecem o aprendizado, mas também preparam nossos estudantes para os desafios do século XXI”.
Participaram da reunião o presidente global de setor público da Huawei Li Junfeng, o especialista do setor de educação da empresa Huang Yu, o vice-presidente da Huawei Brasil Sun Huan, o gerente comercial da empresa Horacio Ye, o diretor de Operações da Serpro Wilton Mota, o Assessor do Diretor de Operações do Serpro Bruno Anacleto, e o diretor de Governança da Telebras Wallyson Reis.