“Contraponto e contratempo – um mesclar da cultura tocantinense”, da professora Gaby Roxa encontra-se na fase dos ensaios semanais às quintas e sextas-feiras das 18h às 21h e aos sábados das 9h às 11 horas no Studio Ritmo Vertical, que fica na Rua 11 Quadra 33 Lote 03 (ao lado do Resolve Palmas) em Taquaralto. O Projeto prevê a montagem e apresentação de espetáculo de dança na categoria ballet infantil, que retratará os patrimônios culturais imateriais do Tocantins, as festas religiosas, os alimentos tradicionais, o artesanato em capim dourado, dentre outros, compartilhando parte da história do Estado, valorizando a cultura tocantinense e seus artistas regionais, em outubro desse ano, em Taquaralto, Distrito de Palmas, Capital do Estado do Tocantins. Sua realização se dá com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 no Edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo no Tocantins, categoria Linguagens Artísticas, Dança, Módulo III, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins. Mais informações podem ser obtidas via e-mail pretextooficina@gmail.com ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.
De acordo com a proponente e realizadora, a professora Gaby Roxa, o projeto se encontra na fase dos ensaios. “Estamos ensaiando semanalmente às quintas e sextas-feiras das 18h às 21h e aos sábados das 9h às 11 horas. Esses ensaios estão sendo realizados no Studio Ritmo Vertical, em Taquaralto”, disse.
Ainda de acordo com Gaby Roxa, o projeto prevê capacitações gratuitas na área da dança. “Em parceria com o Projeto Ritmo Vertical, iremos realizar o workshop ‘Saindo do Sedentarismo #PositiveSeDançando’, vivência essa na qual serão ofertadas aulas de dança nos gêneros do forró, dance combat e ritmos, abertas à comunidade”, finalizou.
“Contraponto e contratempo: um mesclar da cultura tocantinense”
O projeto “Contraponto e contratempo: um mesclar da cultura tocantinense” visa realizar a montagem e estreia do espetáculo de dança na categoria ballet infantil, com cerca de 45 minutos de duração, em Taquaralto, Distrito de Palmas, Capital do Estado do Tocantins, espetáculo este que busca, através das cenas, levar aos espectadores os patrimônios culturais imateriais do Tocantins, as festas religiosas, os alimentos tradicionais, o artesanato em capim dourado, dentre outros, compartilhando parte da história do Estado, valorizando a cultura tocantinense e nossos artistas regionais.
A montagem e apresentação do espetáculo tem a previsão de duração de nove (09) meses, sendo sete (07) meses de montagem e dois (02) meses para apresentação de duas (02) sessões de apresentação na estreia, em Palmas, Capital do Tocantins, em local público e de acesso gratuito, a definir. Os participantes da montagem desse espetáculo serão alunos do Projeto Ritmo Vertical, todos matriculados e também alunos de escolas públicas de Palmas, em um processo de parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e acontecerá em horários escolares, mas sem atrapalhar os estudantes, visto que haverá ensaios no período da manhã, para quem estuda à tarde, e ensaios à tarde, para quem estuda pela manhã.
Medidas de acessibilidade
Na estreia do espetáculo, todo material institucional em vídeo que será apresentado terá legendas e intérprete para a tradução simultânea integral através de linguagem de sinais (Libras) durante toda a apresentação. Os espaços aonde serão realizados os ensaios e apresentação de estreia, possuem rampas de acesso, corrimões e banheiros adaptados para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Contrapartida social
Como contrapartida, um dos parceiros, o Projeto Ritmo Vertical irá oferecer em suas dependências o workshop “Saindo do Sedentarismo #PositiveSeDançando”. Nesta vivência, serão ofertadas aulas de dança nos gêneros do forró, dance combat e ritmos, sempre abertas à comunidade. Todos os participantes receberão certificado de horas complementares. Um total de 110 vagas serão ofertadas.
Sobre a artista
Gabriela Silva dos Santos, mais popularmente conhecida por Gaby Roxa, é coreógrafa e professora de ballet infantil, sendo referência em criação de coreografias de grupos culturais juninos no Tocantins, estando presente nesse movimento cultural desde 2008. Ministrou aulas em escolas, estúdios, espaços particulares de dança e em projetos voluntários. É idealizadora e ministra aulas nos projetos Vivências de Dança, que acontece dentro do Instituto Federal do Tocantins, Campus Palmas e no Projeto Ritmo Vertical, em Taquaralto, Palmas. Formada em Licenciatura em Educação Física pelo IFTO, Campus Palmas.
Participou do Manual da professora de Ballet Infantil – 49h SD Ballet – (2023); do Workshop de Baby Ballet com Ariel para professores – 6h Verbo Ballet – (2022); do Ballet Clássico – 384h no Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas (2007).
Atua na criação de coreografias para ballet infantil, aulas de dança, performances, projetos voluntários e direção de espetáculos. Como coreógrafa, atuou nos seguintes espetáculos: Alice no mundo das fadas – 2022; I Live de Casamento do Tocantins – 2020; Junina Encanto Luar – 2014 a 2022; Junina Cafundó do Brejo – 2009 a 2019.
E como professora, no Projeto Ritmo Vertical 2022 até o momento presente; Projeto Vivências de Dança 2019 (idem); Dança – PSID – 2018 a 2020; Casa da Dança – 2019. Por fim, como bailarina, atuou: Junina Encanto Luar – 2019 a 2022; Junina Cafundó do Brejo – 2008 a 2019; Escola de Dança Serginho Moreira – 2011 a 2014; e Cia Municipal de Ballet Clássico – 2005 a 2007.
Obteve os seguintes prêmios: 10 anos Lamira – Vídeo Dança “Fomos e Somos” 2021; Edital Palmas Aldir Blanc nº18/FCP/2020 – “A Cidade Dança” (Projeto virtual); Contágio do Bem IFTO – Performance “Um grito de Liberdade” 2020; Melhor Personagem Junina do Ano – Personagem Oxum Troféu Melhores do ano 2019; Melhor Coreógrafa Junina – Troféu Melhores do Ano 2010, 2011, 2012, 2018 e 2019; Melhor Junina Grupo Especial do Tocantins 2010, 2018 e 2019; Melhor Casal de Noivos do Tocantins 2013 e 2019; e Melhor Casal de Noivos do Brasil 2013.
Redes sociais da artista na internet:
Instagram – https://www.instagram.com/prof.gabyroxa/
Facebook – https://www.facebook.com/gabriella.santtos.58367
Serviço
O quê: Projeto Contraponto e contratempo – um mesclar da cultura tocantinense, aprovado na LPG no TO, segue com ensaios em Taquaralto, Palmas
Como: Ensaios para montagem e apresentação de espetáculo de dança gratuito
Quando: entre março e novembro de 2024
Onde: Taquaralto, Palmas-TO (Rua 11 Quadra 33 Lote 03 (ao lado do Resolve Palmas – Taquaralto)
Informações: (63) 9 9230-3182 / pretextooficina@gmail.com