A BRK realizou nesta segunda-feira, 10, o Prêmio BRK Atitude & Inovação de 2024, que reconhece os projetos que se destacam pela inovação e pela atitude socioambiental. O evento, que aconteceu em São Paulo (SP), reuniu profissionais, especialistas e representantes de diversas áreas da companhia comprometidas com a sustentabilidade e a inovação tecnológica.
Este ano, a premiação recebeu a inscrição de mais de 100 projetos de todas as unidades da BRK no país, engajando os funcionários para escolher as iniciativas que não apenas trouxeram avanços tecnológicos significativos, mas também promoveram impactos positivos nas comunidades e no meio ambiente.
Entre os vencedores, destacou-se o projeto “Fonte de Futuro”. Desenvolvido pelas equipes do corporativo (São Paulo), Saneatins (Tocantins e Pará) e Macaé (Rio de Janeiro) em parceria com a empresa Zurich, esta iniciativa instala sistemas de filtração e desinfecção de água em 17 escolas públicas que não possuem água potável, sendo 11 escolas no Tocantins e 6 no Rio de Janeiro, promovendo melhoria na qualidade de vida em comunidades rurais, indígenas e regiões afastadas dos centros urbanos. A iniciativa também inclui programas de educação ambiental para a comunidade local.
O projeto “Biossólido no Cultivo do Eucalipto” recebeu menção honrosa na categoria Redução de Gastos e/ou Aumento de Arrecadação. A iniciativa foi reconhecida por sua abordagem inovadora na utilização do lodo oriundo da Estação de Tratamento de Esgoto Pouso do Meio, em Gurupi, destinado a uma fazenda de eucaliptos em Dueré, enriquecendo a compostagem e possibilitando uma solução sustentável, contribuindo para a redução de emissão de gases de efeito estufa.
Durante a cerimônia, o CEO da BRK, Alexandre Thiollier, ressalta a importância de incentivar a inovação e a responsabilidade socioambiental no setor de saneamento. “Estamos orgulhosos em reconhecer esses projetos que não apenas trazem soluções tecnológicas avançadas, mas também promovem um impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente. Entre os projetos vencedores, vamos buscar ampliar ainda mais o Fonte de Futuro”, afirma.
O gerente de Operações da BRK no Tocantins e Pará, Pedro Gobbo, que participou dos dois projetos vitoriosos, afirma que a premiação reflete o compromisso da BRK em liderar o caminho para um setor de saneamento mais eficiente, sustentável e socialmente responsável. “Esse reconhecimento vai incentivar iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”, declara.