O rei Charles III realizará nesta sexta-feira, 9, seu primeiro discurso ao povo britânico, um dia após a morte da rainha Elizabeth II, que pôs fim a um reinado de 70 anos.
A monarca faleceu nessa quinta-feira, 8, aos 96 anos, no castelo escocês de Balmoral. Na manhã desta sexta, Charles III deixou o local, onde estava para acompanhar os últimos momentos de sua mãe.
Agora, o novo rei retornará a Londres para participar de uma reunião com a primeira-ministra, Liz Truss, e fazer um pronunciamento à população. O Parlamento britânico também prestará homenagens à rainha.
A família real britânica entrou oficialmente em luto nesta sexta e ficará até sete dias após o funeral, que ainda não teve data definida.
No entanto, fontes britânicas informaram que a cerimônia fúnebre deve ocorrer no próximo dia 19 de setembro, na Abadia de Westminster, no centro de Londres. Na sequência, Elizabeth II será sepultada na capela do Castelo de Windsor.
Aos 73 anos de idade, Charles III é a pessoa mais velha a tomar posse da monarquia do Reino Unido, sucedendo Elizabeth II, rainha mais longeva da história do país.
Ele é o novo rei do Reino Unido e de outros 14 países da Commonwealth: Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Ilhas Salomão, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, S