Conciliar a maternidade com a rotina profissional exige apoio e, principalmente, ambientes que respeitem e acolham esse momento. Atenta a essa necessidade, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – mantém salas de amamentação nos terminais integradores de Porto Nacional e Palmeirante. Os espaços garantem conforto, privacidade e condições adequadas para que colaboradoras que retornam da licença-maternidade possam seguir com o aleitamento.
Para Anna Priscila Alves, assistente administrativa no Terminal de Porto Nacional, a estrutura oferecida fez toda a diferença. “Ao saber que aqui no terminal havia uma sala de amamentação, senti uma paz tão grande e, ao mesmo tempo, uma calmaria no meu coração por saber que não precisaria parar de amamentar minha filha. Quando tive acesso à sala pela primeira vez, fiquei tão feliz, porque era aconchegante, reservada e toda pensada para uma mãe que precisava retirar leite, tornando a experiência ainda mais completa”, relata.
Ela também destaca como o espaço ajudou a manter o equilíbrio entre a vida profissional e a maternidade. “A sala de amamentação me ajudou a realizar meu desejo de seguir amamentando minha pequena até o tempo que julgava ser bom para ela”, completa.
No Terminal Integrador de Palmeirante, a técnica de enfermagem do trabalho Ivonete Silva ressalta que o retorno ao trabalho no período de amamentação exige cuidados específicos, e a existência de um espaço estruturado faz toda a diferença para a saúde da mãe e do bebê. “A sala foi pensada para garantir um ambiente adequado à retirada do leite materno, com higiene, temperatura controlada e armazenamento correto, o que evita riscos de contaminação”, explica.
O espaço oferece estrutura completa, com poltrona confortável, pia para higienização das mãos e frigobar exclusivo, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Funciona 24h por dia, 7 dias por semana, e está disponível para colaboradoras da VLI e empresas parceiras. Além da infraestrutura, a empresa oferece o programa GESTAR, que acompanha gestantes e seus dependentes até os primeiros meses do bebê. Também são fornecidos desmamadeiras manuais, bolsas térmicas, potes de vidro para armazenamento e orientação sobre extração e conservação do leite materno.
A amamentação exclusiva até os seis meses é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e contribui diretamente para o desenvolvimento saudável do bebê. Durante o mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, campanhas em todo o país reforçam a importância do aleitamento materno. Iniciativas como a da VLI se somam a esse movimento ao promover ambientes de trabalho que acolhem e apoiam as mães em sua jornada, com respeito, estrutura e cuidado genuíno.
A VLI no Tocantins
A VLI opera no Tocantins por meio do Corredor Norte, que une Porto Nacional (TO) ao sistema portuário de São Luís. O trajeto é percorrido por meio do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e pela Estrada de Ferro Carajás, onde a VLI opera por direito de passagem. A estrutura do corredor inclui três terminais intermodais, em Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins, e Porto Franco, no Maranhão. Nesses locais, a carga trazida por caminhões é carregada nas composições da companhia. Pelo Corredor Norte são transportadas cargas como grãos (milho e soja), fertilizantes e combustíveis, entre outros produtos.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Ela transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A companhia está entre as 50 melhores empresas para trabalhar no país, reconhecimento concedido pela consultoria global Great Place to Work (GPTW). E, por cinco anos consecutivos, a VLI está entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação.