Com qualidade no atendimento e estrutura que se tornaram referência para todo o Tocantins, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Araguaína completa nesta terça-feira, 1° de abril, 20 anos de história e 96.317 mil atendimentos realizados desde o início das atividades no município.
Criado em abril de 2005, o SAMU de Araguaína foi implantado na cidade para ampliar o acesso ao atendimento pré-hospitalar de emergência para a população, garantindo agilidade no socorro às vítimas, acionado pelo serviço 192. O condutor socorrista Genival Ribeiro dos Santos, de 48 anos, acompanhou essa história desde o primeiro chamado de emergência recebido pela equipe, colecionando muitas histórias destes 20 anos de existência do SAMU.
“Todos os dias nós vivemos histórias emocionantes, algumas ruins, mas também temos a felicidade de viver boas histórias. Poder ajudar uma família aflita, um pai que precisa de socorro para o filho, e poder muitas vezes salvar uma vida, é extremamente gratificante na nossa profissão”, conta Genival.
Equipe completa
Atualmente, o SAMU de Araguaína conta com 103 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, atendentes, além de funcionários administrativos, que garantem o bom funcionamento das atividades.
A frota opera com quatro viaturas, três de suporte básico, composta por um técnico de enfermagem e o condutor socorrista, e uma unidade avançada, que atua com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. A unidade também conta com três motos conduzidas por enfermeiros ou técnicos de enfermagem e garantem mais agilidade no deslocamento.
“Tenho orgulho de dizer que todos os servidores que nós temos na equipe, ao entrar por aquela porta, deixam os problemas pessoais de lado e se concentram totalmente na tarefa. São pessoas comprometidas em salvar vidas e que fazem a diferença nas ruas de Araguaína, concluiu o socorrista Genival Ribeiro.
Referência regional
Ao longo dessas duas décadas, o SAMU de Araguaína tem se consolidado como um serviço essencial para a comunidade, salvando vidas e aprimorando continuamente sua estrutura e atendimento. A unidade está em fase de expansão, recebendo o status de Central de Regulação das Urgências, regulando os chamados também de outras cidades, como Filadélfia, Guaraí e Santa Fé.
“O SAMU de Araguaína é um orgulho para todos nós, referência regional no atendimento de urgência e emergência, e ao longo desses 20 anos de história, tem fortalecido o atendimento à população. Estas bases descentralizadas do SAMU são estrategicamente distribuídas em diferentes pontos da região para garantir uma resposta mais rápida e essas recentes iniciativas refletem o compromisso da Prefeitura de Araguaína em oferecer um serviço de excelência à população local e da região”, destacou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.
Estrutura moderna
Recentemente, a Prefeitura de Araguaína entregou a nova base de operações do SAMU. O prédio possui dois pavimentos, vagas para 11 veículos e mais de 30 salas distribuídas em uma área construída de 1.254,82 metros quadrados. Além de estrutura moderna, a escolha do local, na Av. Filadélfia, próximo à Nova Feirinha, foi pensada estrategicamente para facilitar o deslocamento das ambulâncias e a agilidade do atendimento para toda a cidade.
O novo prédio conta com salas de regulação médica, enfermagem, repouso dos profissionais, banheiros, coordenação, administração, almoxarifado, salas para repouso, estudo e recreação, refeitório, espaço para o descarte de resíduos infectantes e ainda uma CME (Central de Materiais Esterilizados) ficam no térreo.