Neste sábado, 22, a Prefeitura de Palmas deu o pontapé para a realização das consultas especializadas, exames e procedimentos de média e alta complexidades contemplados pelo Programa Saúde Metropolitana. Neste primeiro dia de atendimento no Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (Amas), foram ofertadas 495 vagas a pacientes de 18 municípios tocantinenses, atendidos nas especialidades de urologia, neurologia, reumatologia, gastroenterologia, cirurgia geral, nefrologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, oftalmologia, cardiologia e ortopedia. Também foram realizados exames de eletrocardiogramas e ultrassonografias de abdômen, endovaginal, pélvica, dw próstata, mama e tireoide.
O Programa Saúde Metropolitana é uma parceria da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com o deputado estadual Eduardo Mantoan, que destinou R$ 2 milhões de emenda parlamentar para custear as consultas e exames a pacientes de 38 municípios, inclusive Palmas. Nesta primeira etapa foram contemplados pacientes dos municípios de Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Fátima, Ipueiras, Tabocão, Miracema do Tocantins, Pium, Monte do Carmo, Oliveira de Fátima, Conceição do Tocantins, Porto Nacional, Pugmil, Paranã, Tocantínia, Mateiros, Figueirópolis, Dianópolis, Tupirama, São Valério da Natividade, Araguacema e Novo Acordo.
Próxima etapa
No próximo sábado, dia 29, a expectativa é atender 505 pacientes dos outros 20 municípios participantes do Saúde Metropolitana, chegando ao número de 1 mil pessoas em dois dias de atendimentos.
Saúde Metropolitana
Palmas oferece os procedimentos pactuados na Programação Pactuada e Integrada (PPI). Os serviços serão disponibilizados de acordo com a capacidade da rede própria da Semus e rede terceirizada na qual a Semus possui contratos ativos.
Os municípios beneficiados pelo Programa Saúde Metropolitana são: Palmas, Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Fátima, Ipueiras, Lajeado, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pugmil, Silvanópolis, Tocantínia, Araguacema, Dois Irmãos do Tocantins, Chapada da Natividade, Divinópolis, Lizarda, Marianópolis, Mateiros, Novo Acordo, Paranã, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins, Tupirama, Dianópolis, Figueirópolis, Tabocão, São Félix do Tocantins, Pindorama do Tocantins, São Valério da Natividade, Pium, Conceição do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Santa Tereza do Tocantins. (Da assessoria de imprensa)