O Sebrae Tocantins e a Prefeitura de Porto Nacional apresentam a manhã desta segunda-feira, 11, na Câmara dos Vereadores, o resultado do projeto Desenvolvimento Sustentável do Turismo. O objetivo do encontro é levar transparência do trabalho realizado durante dois anos à frente do turismo no município.
O projeto teve como foco criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios de Porto Nacional, estimulando a inovação, a criatividade e a competitividade dos produtos e serviços turísticos.
Durante o Desenvolvimento Sustentável do Turismo, o Sebrae e prefeitura atenderam mais de 110 pequenos negócios, o que gerou um resultado de cinco novos circuitos, roteiros ou produtos turísticos; aumento de 5% no faturamento destes negócios e obteve 80% de empresas do segmento de turismo atendidas cadastradas no Cadastro de Turismo (Cadastur).
Milena Lima, gerente do Sebrae em Porto Nacional, pontua que a principal proposta do projeto é resgatar o orgulho do portuense pelas belezas naturais e históricas que foram construídas ao longo do tempo. “Os resultados propostos buscam o envolvimento dos empresários como principal indutor do turismo e como uma importante fonte de distribuição de renda do município”, frisou.
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, enfatiza que a cidade possui diversos atrativos turísticos com características únicas, por este motivo, segundo ele, o planejamento para desenvolver este setor deve ser feito de forma particular. “É preciso levar em consideração fatores como o ambiente econômico, social e político do local, além dos recursos naturais e o clima e o Sebrae foi nosso parceiro nesta construção para o ambiente favorável aos pequenos negócios do município”, finaliza. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)