Acontece nesta segunda, 22, e terça-feira, 23, no Girassol Plaza Hotel, em Palmas, o Norte Export: I Seminário de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Integração do Brasil. O evento é fruto de um requerimento do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), aprovado pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, e abordará o potencial e as soluções para os desafios de transporte e logística na região Norte. O seminário reunirá especialistas, autoridades do governo federal e do Estado, empresários e membros da sociedade civil.
MINISTRO SILVIO COSTA
Entre os confirmados estão o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o coordenador da Bancada do Norte na Câmara dos Deputados, deputado Sidney Leite (AM), o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, o diretor-geral do DNIT, Fabricio de Oliveira Galvão, e o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
POSIÇÃO ESTRATÉGICA
De acordo com Ricardo Ayres, o Tocantins ocupa uma posição estratégica no mapa geopolítico nacional, atuando como um centro intermodal para a distribuição e escoamento da produção entre as macrorregiões do Brasil. No entanto, para aproveitar esse potencial, o estado enfrenta o desafio de ampliar sua infraestrutura, abrangendo malhas rodoviárias, ferroviárias, hidroviárias e aeroviárias. “A movimentação de cargas e pessoas é um desafio significativo, dada a vasta área territorial dos sete estados que compõem a região, representando mais de 45% do território brasileiro. É crucial debater formas de melhorar as condições logísticas e de transporte para fomentar o desenvolvimento regional”, afirmou o deputado, citando a hidrovia Tocantins, o Porto Praia Norte e as BRs 153, 010, 235 e 242 como pontos principais para a integração nacional.
INAUGURAÇÃO DE OBRAS DO AEROPORTO
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, chegará a Palmas no início da tarde e cumprirá agenda ao lado do governador Wanderlei Barbosa e do deputado Ricardo Ayres. Entre os compromissos estão a inauguração das obras da Fase 1-B do Aeroporto Internacional de Palmas, a apresentação do projeto e anúncio da qualificação pelo PPI para os empreendimentos das hidrovias dos rios Madeira e Tocantins, finalizando com a participação na abertura do Norte Export, no Girassol Plaza Hotel.