Com a proposta de mostrar as potencialidades turísticas e empreendedoras do Tocantins, o Sebrae acompanhou, durante esta semana, um grupo de empresários do sudeste do País até à região das Serras Gerais. A visita contemplou roteiros como a Lagoa do Japonês, Complexo Cânion Encantado, Cidade das Pedras, Vale dos Pássaros e Cachoeira dos Pelados.
A iniciativa faz parte do projeto Tocantins + Turismo, uma parceria do Sebrae com o Governo do Estado/CDE, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICs), o qual já capacitou 200 empresários na região das Serras Gerais.
A empresária Lara Elizabeth Bosnich Pontes, proprietária de agências de viagem em São Paulo, conta que ficou encantada com as belezas naturais. Ela diz que ao conhecer o Estado, entendeu que o Tocantins vai além do Jalapão. “Serras gerais, que é o destino que viemos conhecer, me surpreendeu muito com lagoas, o cerrado, os frutos, as pessoas que nos atendem e a parceria que o Sebrae faz com o destino transformam vidas. Eu não tenho palavras”, afirma.
Bruno Rodrigues, analista do Sebrae, explica que a iniciativa oferece ações de capacitação e consultoria em diversas áreas, incluindo artesanato, gastronomia, hotelaria e marketing digital. O projeto tem o objetivo de promover, através de consultorias, o crescimento ordenado e sustentável do turismo no Estado. “O foco é melhorar a qualidade dos serviços turísticos oferecidos, fortalecer a competitividade sustentável dos destinos e fazer com que o turista visite nosso Estado e tenha vontade de retornar, porque além das belezas naturais, o empreendedor do Tocantins oferece um serviço de qualidade”, pontua.
Luiz Henrique Antoniolle e Robledo Teixeira Dias, sócios-proprietários da Lagoa do Japonês e do restaurante que opera no local, contam que o Sebrae foi um divisor de águas na história do atrativo. O local atualmente é um dos destinados mais cobiçados na região e dependendo do mês recebe até 1.500 visitantes por dia. “O papel do Sebrae na caminhada da Lagoa do Japonês foi crucial. A Lagoa do Japonês hoje só começou a existir pelo primeiro empurrão do Sebrae, que viu o potencial e foi nos acompanhando desde o começo e trabalha com a gente até hoje”, completa Antoniolle.
Tocantins + Turismo
O Tocantins + Turismo beneficiará 600 empreendedores diretamente e mais de mil indiretamente. Essas empresas estão presentes em 13 municípios de três regiões turísticas do Tocantins: Serras e Lago, Encantos do Jalapão e Serras Gerais. A expectativa é alcançar além dos pequenos negócios, gestores municipais, secretários de turismo e instituições do ecossistema turístico do Tocantins. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)