O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) firmou termo de cooperação com o Comando do 22º Batalhão de Infantaria do Tocantins. O ato solene de doação de bens materiais aconteceu na tarde desta terça-feira, 10, em cerimônia na sala da Presidência do TRE-TO.
A iniciativa, além da cooperação do TRE-TO com o Batalhão, também foi uma forma de agradecimento pelas atividades de segurança e logística que o Exército brasileiro realiza durante as eleições. E o apoio da instituição aos programas permanentes de inclusão sociopolítica mantidos pelo tribunal tocantinense.
Assinaram o termo de doação o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães; o diretor-geral do Tribunal, Jonas Demostene Ramos; e o representante do Batalhão Tocantins, coronel Edmur Benites Ramos.
Agradecimentos
O presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, ressaltou a colaboração mútua que já vem de muitos anos entre a Justiça Eleitoral e o Exército brasileiro. “As Forças Armadas sempre tiveram papel preponderante nas eleições no Brasil. E no Tocantins não é diferente. O 22º Batalhão tem contribuído sobremaneira com as atividades de segurança e logística da Justiça Eleitoral tocantinense”, disse o presidente.
O coronel Edmur Benites Ramos destacou que a doação de material será em benefício dos Tiros de Guerra, órgãos do serviço militar brasileiro responsáveis pela formação de reservistas de segunda categoria, denominados de atiradores. “Para a instituição, que atua em prol da sociedade, é muito importante esta doação. Somos muito gratos pela iniciativa. O Batalhão apadrinha os Tiros de Guerra, que serão contemplados por esses recursos, onde iremos garantir um serviço melhor”, afirmou o coronel.
O vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, reforçou a importância do Exército para a sociedade e sua contribuição para a Justiça Eleitoral, também lembrando que a doação de bens materiais será muito útil para os Tiros de Guerra executarem o seu trabalho.
A chefe de gabinete do presidente no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Kênia Cristina de Oliveira, destacou que o magistrado tem como conceito de trabalho e lema contribuir com outras instituições, como escolas e entidades de classe e sociais. “Material será de grande utilidade para o Exército”, disse, ao parabenizar João Rigo e Helvécio Maia, pelas iniciativas.
Presenças
Estiveram presentes na solenidade o diretor-geral do TRE-TO, Jonas Demostene Ramos; o chefe de instrução do Tiro de Guerra 11-0008 de Miracema do Tocantins, Primeiro Sargento Rafael Rodrigues Silva; o secretário de Administração e Orçamento, Teodomiro Fernandes Amorim; o secretário de Tecnologia da Informação, Valdenir Borges Junior; a assessora jurídica-administrativa da Presidência, Marisa Batista Alvarenga Webler; e o assessor de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial, jornalista Cristiano Machado Santos. (Da assessoria de imprensa)