Diante do avanço da Ômicron, um dos mais respeitados cientistas brasileiros em todo o mundo, o médico Miguel Nicolelis defendeu em seu perfil no Twitter que os governadores precisam retomar medidas de isolamento social, como os da primeira onda da Covid-19. “Sob pena de perderem completamente a mão da situação que já dá sinais de estar saindo do controle”, avisou.
Aos primeiros sinais
Nicolelis lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência na Universidade Duke (Durham, Estados Unidos), no campo de fisiologia de órgãos e sistemas. Para ele, “medidas têm que ser impostas nos primeiros sinais de crescimento exponencial e não depois que hospitais lotarem”.
Previsões assustadoras
Ao portal UOL, o cientista disse discordar que a variante Ômicron sinalize os primeiros passos para o fim da pandemia de Covid-19 no mundo. A tese foi levantada por outros pesquisadores considerando que a cepa é menos letal, apesar de ser mais transmissível. “Infelizmente, não existem evidências claras disso. Não há nenhum modelo [científico], pelo contrário, acabou de sair na Universidade de Washington as previsões [dos próximos meses de pandemia] para o Brasil, Índia e Estados Unidos, e os números são assustadores”, afirmou o médico.