O Senado aprovou no dia 1º de julho o projeto que institui a Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural (PL 2.674/2025), relatado pela senadora Professora Dorinha (União). A proposta cria mecanismos para garantir que os jovens entre 15 e 29 anos permaneçam no campo com dignidade, oportunidades e desenvolvimento. Agora, o projeto segue para sanção presidencial.
Para Dorinha, a matéria é um avanço importante para combater o êxodo rural e fortalecer a agricultura familiar. “É um projeto extremamente importante. Traz o desenvolvimento sustentável, combate o êxodo rural e restabelece o vínculo entre o jovem e a oportunidade de produção e crescimento econômico”, afirmou a senadora.
A proposta contempla ações como acesso à terra, crédito rural, educação no campo, parcerias com instituições de ensino e fomento a cooperativas e associações de jovens agricultores. Além disso, inclui os jovens da agricultura familiar como público prioritário nos programas de aquisição de alimentos (PAA) e alimentação escolar (PNAE), ampliando o mercado para os produtos desses jovens.
O texto também prevê a criação de linhas de crédito com condições especiais e a elaboração de um plano nacional para efetivar as ações, em parceria com entes públicos e privados.