Contribuindo para o desenvolvimento local e a formação de profissionais qualificados, SENAI e a Prefeitura de Porto Nacional, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – realizou, nesta sexta-feira (23), no Terminal Integrador de Porto Nacional (TIPN), a Assinatura do Termo de Parceria com o SENAI e a Prefeitura de Porto Nacional para ofertar 25 vagas no curso gratuito de Eletricista Industrial no distrito de Luzimangues.
A VLI, por meio da Universidade VLI, custeará lanche, uniforme e material escolar, garantindo uma experiência completa aos alunos e focada no conhecimento. Além disso, os estudantes terão duas visitas técnicas ao TIPN, proporcionando uma imersão prática no ambiente de trabalho. O SENAI, por sua vez, fornecerá instrutores especializados para garantir a qualidade do ensino, enquanto a Prefeitura de Porto Nacional disponibilizará uma sala em uma escola do distrito para as aulas, promovendo o acesso à educação profissionalizante.
Com duração prevista de 68 dias, o curso de Eletricista Industrial oferece uma formação abrangente alinhada às demandas do mercado de trabalho. Embora as inscrições ainda não estejam abertas, assim que iniciarem, serão amplamente divulgadas para garantir que interessados tenham a oportunidade de participar. A cerimônia de assinatura do termo contou com a presença de representantes da VLI, gestores do SENAI e o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel.
Terminal Integrador de Porto Nacional
O TIPN faz parte do sistema de logística integrada da VLI no Corredor Norte, onde realiza o transporte de grãos, fertilizantes, produtos siderúrgicos e combustíveis por meio do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul. Este corredor logístico de alta eficiência conta com dois outros terminais integradores, localizados em Palmeirante (TO) e Porto Franco (MA).
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. (Da assessoria de imprensa)