O Tocantins ultrapassou os 355 megawatts (MW) de potência instalada na geração própria de energia solar. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Conforme a entidade, o estado possui mais de 34 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas pelos 139 municípios.
RANKING
A potência instalada de energia solar distribuída em Tocantins o coloca na 20ª posição do ranking nacional da Absolar. Desde 2012, a modalidade já proporcionou ao Tocantins a atração de R$ 1,8 bilhão em investimentos, geração de mais de 10 mil empregos e arrecadação de R$ 400 milhões aos cofres públicos, avalia a associação.
IMPORTANTE CENTRO DE DESENVOLVIMENTO
Por meio da assessoria, o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, falou sobre o Estado. “O Tocantins é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.