Com um número recorde de mais de 3,5 mil atendimentos e instituição do Grupo de Trabalho do Sistema Individual de Identificação de Bovídeos feita pelo governador Wanderlei Barbosa, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) encerrou no sábado, 17, a sua programação na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que teve como tema AgroEvolução e foi realizada, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas.
PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA
A agência promoveu uma programação diversificada na Agrotins, que contou com palestras e distribuição de material de educação sanitária nas áreas vegetal e animal para estudantes e produtores rurais, mini fazendinha, orientações sanitárias sobre piscicultura, fruticultura, agrotóxicos, entre outros, exposição de produtos vegetal e animal inspecionados pela Adapec, serviços de emissão de Guia de Trânsito Animal e declaração de informações pecuárias.
MARCO PARA PECUÁRIA TOCANTINENSE
O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou o resultado positivo da Adapec na Agrotins. “Alcançamos o nosso objetivo que era oferecer uma estrutura de qualidade aos nossos visitantes e promover por meio de palestras e orientações técnicas, um serviço de educação sanitária que contribui para que o trabalho executado pela Adapec seja compreendido pela população. Além disso lançamos aqui o importante programa da Identificação Individual de Bovídeos, que será um marco para pecuária tocantinense,” pontuou, Paulo Lima, agradecendo o apoio do governador Wanderlei Barbosa, do secretário de Agricultura e Pecuária Jaime Café e todos os servidores da Agência empenhados na Agrotins.
RASTREABILIDADE DE BOVÍDEOS
Um dos grandes legados da Agrotins, foi lançamento feito pelo governador Wanderlei Barbosa do Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos do Tocantins (Sirbov/TO), que será implantado pela Adapec e Seagro. O sistema foi lançado no estande da Adapec e permite o registro individualizado de cada animal, por meio de código único, permitindo o monitoramento completo de todas as etapas do ciclo produtivo, do nascimento ao abate, incluindo transporte, processamento e distribuição de produtos de origem animal. Com a identificação individual o rebanho tocantinense poderá acessar novos mercados internacionais.
PALESTRAS DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA
Foram realizadas 14 palestras de educação sanitária com temas como: Rastreabilidade individual de bovídeos, inspeção de produtos de origem animal (Projeto Inspetor Júnior), brucelose, sanidade dos animais aquáticos, sanidade de ovinos e caprinos, sanidade da fruticultura, agrotóxicos, raiva e importância do trabalho de sanidade feito pela Adapec para a exportação de produtos e subprodutos. As palestras atenderam cerca de 700 pessoas.
PROJETO DA MINI FAZENDINHA
O projeto da mini fazendinha contou com estrutura e exposição de animais equinos, bovinos, caprinos e peixes, além de plantas como bananas na área vegetal. Nesses espaços foram atendidos diversos grupos de escolas e de produtores rurais, que receberam dos técnicos e inspetores da Adapec orientações sanitárias sobre manejo e as principais doenças que afetam essas espécies.
QUALIDADE DA INSPEÇÃO ESTADUAL
Para apresentar ao público a importância do consumo de produtores inspecionados, a Adapec fez parceria com as empresas Portal Oeste, Banana Tocantins e Mel, atendidas pela agência para apresentação ao público de seus produtos com a qualidade da inspeção estadual.
CONTROLE DE ENTRADA E SAÍDA DOS ANIMAIS
Para garantir a defesa sanitária dos animais em exposição na Agrotins, a Adapec realizou o controle de entrada e saída desses animais com a verificação de documentos sanitários e emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA). Além disso, a Unidade Local da Agência na Feira realizou o atendimento a produtores rurais que fizeram a declaração de informações pecuárias. A Adapec atestou o registrou da entrada de 723 animais em exposição na Agrotins, entre bovinos, caprinos, ovinos, equinos e peixes, além de 347 abelhas.
AGROTINS 25 ANOS
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebrou a trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil. A feira é uma realização do governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.