O Dia do Consumidor será comemorado 15 de março, e para isso, acontecerá no auditório da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) sexta-feira, 16, a palestra “A Conciliação dos Conflitos no Consumo” e a divulgação da Plataforma Digital Consumidor.
O evento é voltado para o público empresarial e busca promover uma comunicação entre a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon) e os comerciários, com a finalidade de esclarecer dúvidas e reforçar a importância da conciliação em conflitos consumeristas.
A especialista em Direito do Consumidor que estará presente no evento, Liliane Borges, explica a importância dessa união. “A conciliação evita a judicialização de demandas e possibilita que as partes resolvam o problema de maneira mais rápida e menos onerosa” explicou.
A plataforma do Consumidor é um serviço público gratuito, que busca soluções alternativas para resolução de conflitos de consumo via internet. Através do site, o consumidor poderá se comunicar diretamente com as empresas participantes que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus clientes em até 10 dias.
O superintendente do Procon Nelito Vieira Cavalcante, o gerente de educação para o consumo José Santana Júnior, o gerente de fiscalização Magno Pinto e a analista da Defensoria Pública Maísa Martins, estarão presentes no evento que é promovido pelo Governo do Estado juntamente com o órgão de Proteção do Consumidor (Procon), o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado (Nudecon) e a Acipa.
Serviço
O quê: A Conciliação dos Conflitos no Consumo e a Plataforma Digital Consumidor.gov.
Quando: 16 de março
Horário: Às 08h
Onde: Auditório da Acipa