O governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) garantiu a produtores rurais que o Estado vai começar “em breve” a recuperação de trechos de estradas para o escoamento da produção. Ele não falou quando essas obras vão começar e a situação preocupa os produtores, uma vez que o transporte de grãos começa dentro de alguns dias.
Reivindicação dos produtores
A situação precária das estradas levou os presidentes da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, e da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO), Dari Fronza, a procurarem o governo do Estado semana passada em busca de solução.
Governo comprometido
Ao participar na manhã desta sexta-feira, 21, da 12ª Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região, Wanderlei assegurou a produtores e empresários que o governo está comprometido em investir na construção e na recuperação da malha asfáltica em todo o Estado. O evento, realizado pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), ocorreu na Fazenda Uruçu, com foco no aumento da produtividade da variedade da soja.
Várias obras licitadas
O governador disse que estão sendo licitadas várias obras de estradas e defendeu que “só tapar buraco não resolve”, mas que será preciso “arrancar a malha viária antiga e colocar outra nova”. Wanderlei lembrou que os caminhões utilizados no escoamento da produção agrícola são pesados, o que exige estradas de qualidade, que suportem esse impacto. “Não fujo da minha responsabilidade de governante. Nesta estrada, a TO-010, vamos dar condições de tráfego. Não só aqui, tem a Transcolinas e outras rodovias por todo o Estado”, apontou.
Algumas obras
Ele destacou que algumas obras serão realizadas “em breve” pelo governo, como a de Santa Maria a Bom Jesus, de Santa Maria a Centenário, de Santa Maria a Recursolândia, de Tupiratins a Itacajá. “Vamos recuperar diversos trechos e construir novos. Nosso objetivo é melhorar a malha asfáltica para que o setor produtivo possa fazer com segurança o escoamento da sua produção. Podem contar com nosso governo e com a nossa disposição. Nós queremos aumentar a safra, a produção e a geração de emprego aos tocantinenses”, afirmou Wanderlei.
Plano “correto e inteligente”
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, sugeriu ao Estado a criação de um plano estratégico “correto e inteligente” para conservação das estradas vicinais do Estado. “Não dá para escoar e ficar consertando as estradas”, avaliou Khouri.