Diretores da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) fizeram uma reunião com a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Luana Ribeiro (PSDB), na manhã desta terça-feira, 6, para tratar da possibilidade da extinção da complementação de alíquota do Imposto sobre a Circulação de Bens, Mercadorias e Serviços (ICMS).
Para o presidente da Aciara, Rênye Costa, a proposta, que precisa partir do Executivo Estadual, vai dar um fôlego a mais para os empresários do Tocantins. “A redução tributária permite que as empresas cresçam, gerem mais emprego e renda. Os empresários exercem um papel fundamental para a economia do Estado e por isso esperamos o fim desse imposto”, destacou o presidente.
Luana Ribeiro reconheceu a representatividade da classe para os participantes. “É sempre positivo reunir com os empresários, pois eles são os geradores de emprego e renda para a nossa sociedade. São reivindicações antigas e, se forem atendidas, vão melhorar a economia do Tocantins. A questão tributária passa primeiro pelo Executivo e na Assembleia poderemos fazer emendas”, comentou.
A Aciara já tem reunião prevista com o governador Mauro Carlesse (PHS) nesta quarta-feira, 7, a partir das 18 horas, no Palácio Araguaia. A proposta de extinção da cobrança de complementação de alíquota do ICMS será reforçada ao chefe do Executivo.
Entenda
O imposto é cobrado das empresas do Simples Nacional que compram mercadorias fora do Tocantins. A taxa é a diferença entre o ICMS do Tocantins e do Estado de origem do produto e é cobrada na compra, ou seja, antes da empresa vender o produto.