A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) esteve reunida nesta quinta-feira, 5, com o conselheiro da 4ª relatoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Severiano Costandrade, para discutir soluções para o projeto Shopping a Céu Aberto, na Avenida Tocantins, em Taquaralto. A principal reclamação dos empresários da região é com a ciclovia, que estrangulou o trânsito e, tecnicamente, afasta consumidores.
Em busca de um acordo
Presidente da Acipa, Joseph Madeira falou sobre a busca por uma solução junto aos órgãos de controle. “Existe um consenso sobre o problema e agora estas instituições se organizam em busca de um acordo entre as partes, sem perder de vista o zelo com o erário público e com as normas que devem ser atendidas”, explica. A entidade já esteve com a promotora Kátia Chaves Gallieta e também com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego.
Risco para o próprio ciclista
Além de atrapalhar o trânsito, Joseph Madeira cita o risco da ciclovia para os próprios usuários. “O problema é notório e a solução proposta é a mais simples possível, a ciclovia reduz o espaço dos veículos e na altura do cruzamento, coloca em risco a segurança do próprio ciclista. Com a remoção, o fluxo será devolvido com segurança e neste momento isso é imprescindível para a recuperação do comércio”, aponta.
Trabalho conjunto
À equipe de comunicação da Acipa, o conselheiro Severiano Costandrade se mostrou aberto ao pleito. “A partir de agora, vamos abraçar a ideia e estar juntos para fazer com que isto seja uma realidade, que a sociedade seja atendida e que os comerciantes locais daquela região tenham suas necessidades entendidas e que isso se torne uma realidade, que isso se concretize da forma mais rápida possível”, afirmou.