O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, avaliou como positiva a viagem que encerrou no sábado, 25, à China, que teve como foco desenvolver possibilidade de ligação direta entre o país e o trade turístico do Tocantins. A programação de apresentação das belezas e roteiros turísticos do Estado, porém, continua até a quinta-feira, 30, com visitas em Doha, capital do Catar, e Paris.
Um dos principais objetivos desta viagem, segundo Tom Lyra, é atender a determinação do governador Mauro Carlesse (PHS) na intensificação das ações de promoção do turismo tocantinense no mercado chinês, europeu e nos Emirados Árabes.
Acompanham o presidente da Adetuc empresários tocantinenses que já cumpriram agenda em Dubai, Abu Dhabi Xangai, Hong Kong e Pequim. Em Xangai e Hong kong, o presidente da Adetuc apresentou o Tocantins sem visto. Em Pequim, destacam-se reuniões com produtores chineses para apresentação do Estado enquanto destino privilegiado de filmagens, como a Chinatex Corporation, que produz e comercializa matérias-primas têxteis, grãos, sementes oleaginosas e óleos através de suas subsidiárias; o COFCO Group (China National Cereals, Oils e Foodstuffs Corporation), estatal de processamento de alimentos, dentre outras com objetivo de captar interesse para programas como o Viver o turismo no Tocantins, e com operadores turísticos para consolidação do destino Tocantins na China. Em Pequim, também foi realizada visita ao Ministério do Turismo chinês.
Segundo o presidente da Adetuc, a viagem possui característica de um roadshow de divulgação de empresas do setor do turismo do Tocantins que querem operar na China e trabalhar soluções e produtos adequados à realidade daquele mercado, um dos principais emissores de turistas em nível mundial. (Com informações da assessoria)