A Agência de Fomento lançou nesta sexta-feira, 3, o programa “Crédito Acessível” para equalização de taxas de juros. Na prática, trata-se de um bônus – caso o cliente mantenha a parcela em dia – em que os recursos aportados permitem que o tomador do empréstimo pague apenas 1,5% ao mês. O objetivo é a atender os empreendedores do Estado com taxas de juros mais acessíveis, maiores prazos para pagamento e de carência.
O QUE É EQUALIZAÇÃO
A equalização equivale ao pagamento do diferencial entre as taxas de juros cobradas pelo mercado financeiro e as taxas pagas pelo tomador final. Conforme a Fomento, a intenção do subsidiar às taxas de juros é incentivar vários segmentos do mercado para evitar desemprego, aumentar as possibilidades de renda dos empreendedores e, assim, alavancar a economia.
AS 2 LINHAS DE CRÉDITO
O microcrédito oferecido pela Fomento é de até R$ 30 mil, com até três meses de carência e até 48 meses de prazo para pagar. Já as demais linhas de crédito – até R$ 100 mil – tem até 60 meses para pagar, com até quatro meses de carência. Ambos são destinados a empreendedores estabelecidos no Tocantins, na linha de comércio e serviços, indústrias, mobilidade urbana e, também, para profissionais liberais.
RECURSOS DO FDES/TO
A presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, explicou que serão utilizados recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Tocantins (FDES/TO), o que garantirá que a taxa final não ultrapasse 1,5% ao mês.
CANAIS DE ATENDIMENTO
O atendimento da Agência de Fomento do Tocantins, em Palmas, é das 12 às 18 horas, ou site www.fomento.to.gov.br. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (63) 3220-9800 e WhatsApp (63) 3220 9814.
Já nas outras regiões do Estado, o atendimento será realizado pelas sucursais de Araguaína e Gurupi, nas unidades do “É Pra Já”, ou pelos telefones (63) 99993 7063 (Gurupi) e (63) 99277 6113 (Araguaína).