A Feira de Tecnologia Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2021 100% Digital discute o tema Agricultura de Baixo Carbono (ABC) Corte e Plataforma de Pecuária de Baixo Carbono, na próxima terça-feira, 15, às 13h55, na plataforma: agrotins.to.gov.br. A feira inicia na terça-feira, e prossegue até sexta-feira, 18. Esta edição tem como tema principal Agro 4.0 – Tecnologia no Campo.
A live contará com participação do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café; dos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Roberto Giolo de Almeida e Pedro Henrique Rezende de Alcântara; do engenheiro agrônomo da Boa Esperança Agronegócio, Guilherme Milhomem; e de um extensionista rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).
Segundo o engenheiro agrônomo e gerente de Agricultura de Baixo Carbono da Seagro, Marcelo Marcelino, atualmente, estão sendo desenvolvidos quatro projetos que preconizam a adoção de tecnologias de Agricultura de Baixo Carbono, Projetos ABC Corte, ABC Leite/Balde Cheio, ABC ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Florestas) e ABC Soja Sustentável. “Ao todo, são 72 URTs [Unidades de Referência Tecnológica] ativas, sendo conduzidas com assistência continuada de técnicos da Ater [Assistência Técnica Rural] pública e privada”, disse.
Projeto ABC Corte:
O Projeto ABC Corte tem como objetivo intensificar a produção de carne a pasto em sistemas com e sem irrigação por meio de uma rede de técnicos continuamente capacitados pela Embrapa. As Unidades de Referência Tecnológica (URT) são acompanhadas pela Embrapa e assistidas por técnicos do Ruraltins e consultorias privadas. A média das URTs sem irrigação é de aproximadamente 25 arrobas por hectare ao ano com potencial de ultrapassar 60 arrobas. Em sistemas irrigados, o potencial é de mais de 110 arrobas.
“O projeto ABC Corte é um dos 4 projetos do Plano ABC-TO. O Plano ABC-TO é um Plano de Estado. O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Seagro em conjunção com a Embrapa, Mapa, Ruraltins, e outros parceiros são responsáveis por todas as ações de implantação e execução desse plano. O Tocantins é referência nacional em projetos de Agricultura de Baixo Carbono”, explicou o gerente do ABC Corte no Tocantins, Marcelo Marcelino.
Plataforma de Pecuária de Baixo Carbono
A Carne Carbono Neutro (CCN) é uma marca-conceito, parametrizável e auditável, que visa atestar a carne bovina produzida em sistemas de integração do tipo silvipastoril (pecuária-floresta) ou agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta), por meio de uso de protocolos específicos que possibilitam o processo de certificação. (Da assessoria de imprensa)