O vice-governador Laurez Moreira (PDT) e o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, encerraram a agenda na China e estão de volta ao Estado. Os gestores participaram da 23ª Feira Internacional de Investimentos (Cifit) e realizaram reuniões com a Xiamen ITG Agricultural Products e XGMA Global. O balanço da agenda foi positivo. “Uma experiência incrível, cheia de trocas e diálogos que me permitiram mergulhar em uma série de conhecimentos, de novas tecnologias. Tenho certeza de que será fundamental para o desenvolvimento do nosso Tocantins, além de trazer investimentos. Estou animado em dizer que, dentro de seis meses, muitas das empresas virão conhecer o Tocantins”, pontuou o pedetista.
XIAMEN ITG VISITA TOCANTINS ATÉ NOVEMBRO
Conforme o governo estadual, o grupo Xiamen ITG está expandindo seus negócios no território brasileiro e o Tocantins tem potencial para ser um dos destinos. Durante o encontro, uma visita ao Estado foi alinhada entre os meses de outubro e novembro, para que se possa discutir melhor o início de uma relação bilateral. Já a XGMA Global é uma exportadora de equipamentos e máquinas pesadas, que inclusive conta com revenda em Palmas.
PELO MENOS QUATRO VISITAS
Carlos Humberto comemorou os resultados. “Saímos daqui com a previsão de recebermos a primeira equipe que está prevista para visitar o Tocantins nos meses de outubro e novembro. Também já iniciamos as tratativas para recebermos mais três comitivas político-empresariais vindo da China conhecer o nosso Estado, com prospecção de construir e ampliar a nossa relação bilateral com esse país que é o nosso maior parceiro comercial, responsável por 54% de tudo que o Tocantins exporta”, concluiu.
CIFIT
A primeira etapa da visita foi a 23ª edição da Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (Cifit), iniciada em 8 de setembro. Durante o evento, o vice-governador destacou as potencialidades do Estado com o intuito de atrair os investidores chineses. A Cifit objetivou estabelecer relacionamentos diretos entre as províncias chinesas e os estados brasileiros, não se limitando às relações entre governos federais. Nesse cenário, o Tocantins ganhou visibilidade, despertando o interesse de diversas empresas chinesas, defende o governo.
MINERAÇÃO, AGRONEGÓCIO E RAMO FARMACÊUTICO
O governo estadual relata que foram realizadas reuniões estratégicas com diferentes empresas chinesas que demonstraram interesse em estabelecer parcerias no ramo de mineração e agronegócio; no ramo farmacêutico que buscam por colaborações para a distribuição de seus produtos na região norte do Brasil. Além da High Frozen, uma importante importadora de proteínas brasileiras, deseja explorar oportunidades com os empreendedores tocantinenses.
OUTRAS AGENDAS
A segunda etapa incluiu reuniões com a Intelligent Technology Company que desenvolve software e trabalha com inteligência artificial, assim como uma empresa chinesa que desenvolve estrutura de chips, ambas buscando parcerias para expandir suas operações no Brasil. Além disso, o vice-governador Laurez Moreira, se encontrou com os empresários da Hyan Rubber Group Corporation, uma gigante global de pneus para veículos off-road. O prefeito de Putian, província de Fujian, local da sede da empresa, Lin Xunyang, também acompanhou a visita e participou da reunião, na qual falaram do interesse de estudar a possibilidade de estabelecer um centro de distribuição no Tocantins.
REUNIÃO COM DILMA ROUSSEFFNa terceira e última etapa da viagem, em Xangai, Laurez Moreira e sua equipe estiveram em reunião com a atual presidente do Banco do Brics (New Development Bank – NDB), Dilma Rousseff; No âmbito da política pública, o vice-governador apresentou o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics). O conteúdo do programa prevê três projetos no eixo da infraestrutura e logística: a duplicação da rodovia que liga a BR-153 de Araguaína até o distrito de Novo Horizonte; a duplicação da ponte que liga Palmas ao distrito de Luzimangues, em Porto Nacional; e a duplicação da TO-080 até o Parque da Ferrovia, sentido Paraíso do Tocantins, onde será implantado um distrito industrial no local; e por fim, um anel viário na cidade de Gurupi com uma alça na entrada pela região sul do município e outra pela região norte.