Araguaína, Lajeado, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Porto Nacional, Santa Tereza do Tocantins e Silvanópolis poderão receber a partir de segunda-feira, 27, a infraestrutura da rede 5G. A autorização foi concedida nesta quarta-feira, 22, em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), do qual o Ministério das Comunicações (MCom) é integrante. Palmas já conta com a nova tecnologia desde agosto do ano passado.
195 NOVOS MUNICÍPIOS
Em todo o País, 195 novos municípios foram liberados. Tocantins foi quem teve o maior número de autorizações para receber a nova infraestrutura. No total, 682 municípios já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço. A estimativa é de que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.
ENTENDA
A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.